ARRANJANDO, COMBINANDO E PERMUTANDO NOS ANOS INICIAIS: UM CADERNO DE ATIVIDADES LÚDICAS / ARRANGEMENTS, COMBINATIONS AND PERMUTATIONS IN THE EARLY GRADES: A PLAYFUL ACTIVITY NOTEBOOK

Autores

  • Sandra Cristina Martini Rostirola Instituto Federal Catarinense - IFC
  • Ivanete Zuchi Siple UDESC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p50-65

Palavras-chave:

Jogos Cooperativos. Raciocínio Combinatório. Alfabetização Estatística. Resolução de Problemas. Caderno de Atividades.

Resumo

Esse trabalho aborda à concepção de um produto educacional de um programa de Mestrado Profissional de uma Universidade Pública, contemplando os estudos teóricos realizados e a pesquisa de campo, traçando os caminhos metodológicos assumidos para a elaboração de um caderno de atividades lúdicas, com foco na Alfabetização Estatística. A proposta desse caderno envolve o ensino da Análise Combinatória, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, por meio de atividades lúdicas de cunho cooperativo. Em termos de metodologia de ensino integra a ideia de jogos e Resolução de Problemas por meio da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas (ONUCHIC e ALLEVATO, 2014). As atividades lúdicas são apresentadas no contexto da obra literária “Alice no País das Maravilhas” de Carroll (2013). Os aspectos relacionados à Resolução de Problemas são fortalecidos por problematizações, estimulando o raciocínio e a construção de ideias pelo aluno, permitindo a consolidação da Alfabetização Estatística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Cristina Martini Rostirola, Instituto Federal Catarinense - IFC

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - UDESC

Licenciada em Matemática- UNOESC

Técnica em Assuntos Educacionais - Instituto Federal Catarinense

Departamento de Desenvolvimento Educacional - IFC

 

ORCID:https://orcid.org/0000-0003-2482-6117

Ivanete Zuchi Siple, UDESC

Mestre e doutora em Engenharia de Produção - UFSC e pós-doutora em Educação Matemática pelo Institut National de Recherche Pédagogique-INRP, Lyon-França. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora adjunta do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8640-1336

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

Rostirola, S. C. M., & Siple, I. Z. (2020). ARRANJANDO, COMBINANDO E PERMUTANDO NOS ANOS INICIAIS: UM CADERNO DE ATIVIDADES LÚDICAS / ARRANGEMENTS, COMBINATIONS AND PERMUTATIONS IN THE EARLY GRADES: A PLAYFUL ACTIVITY NOTEBOOK. Revista Dynamis, 26(2), 50–65. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p50-65

Edição

Seção

Artigos