ARRANJANDO, COMBINANDO E PERMUTANDO NOS ANOS INICIAIS: UM CADERNO DE ATIVIDADES LÚDICAS / ARRANGEMENTS, COMBINATIONS AND PERMUTATIONS IN THE EARLY GRADES: A PLAYFUL ACTIVITY NOTEBOOK
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p50-65Palavras-chave:
Jogos Cooperativos. Raciocínio Combinatório. Alfabetização Estatística. Resolução de Problemas. Caderno de Atividades.Resumo
Esse trabalho aborda à concepção de um produto educacional de um programa de Mestrado Profissional de uma Universidade Pública, contemplando os estudos teóricos realizados e a pesquisa de campo, traçando os caminhos metodológicos assumidos para a elaboração de um caderno de atividades lúdicas, com foco na Alfabetização Estatística. A proposta desse caderno envolve o ensino da Análise Combinatória, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, por meio de atividades lúdicas de cunho cooperativo. Em termos de metodologia de ensino integra a ideia de jogos e Resolução de Problemas por meio da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas (ONUCHIC e ALLEVATO, 2014). As atividades lúdicas são apresentadas no contexto da obra literária “Alice no País das Maravilhas” de Carroll (2013). Os aspectos relacionados à Resolução de Problemas são fortalecidos por problematizações, estimulando o raciocínio e a construção de ideias pelo aluno, permitindo a consolidação da Alfabetização Estatística.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.