AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE EQUILÍBRIO QUÍMICO EM UMA UEPS UTILIZANDO MULTIMETODOLOGIAS / ASSESSMENT OF THE LEARNING OF CHEMICAL EQUILIBRIUM CONCEPTS IN A PMTUS USING MULTIMETHODOLOGIES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p99-114Palavras-chave:
Teoria da Aprendizagem Significativa, Unidades de Ensino Potencialmente Significativa, Ensino de Química.Resumo
Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) abordando os conceitos de Equilíbrio Químico, foi desenvolvida com estudantes do ensino médio de uma instituição pública do Paraná/Brasil, com o objetivo de evidenciar a progressividade na compreensão dos conceitos estudados e identificar indícios de aprendizagem significativa. Os dados coletados referente à aprendizagem foram analisados utilizando a Análise Textual Discursiva, pelas categorias: 1) Reação Química; 2) Equilíbrio Químico; 3) Características do Equilíbrio Químico; 4) Constante do Equilíbrio Químico; 5) Deslocamento do Equilíbrio Químico. Os critérios para indicar os níveis de compreensão dos conceitos são: Compreende Totalmente (CT); Compreende Parcialmente (CP); Compreende (C); Não Compreende (NC); Não respondeu/Branco (B). Os resultados indicam que a UEPS desenvolvida empregando multimetodologias influenciou consideravelmente na predisposição em aprender dos estudantes, condição para a ocorrência de aprendizagem significativa. A ampliação conceitual verificada na progressividade da compreensão dos conceitos e a exemplificação nas respostas indicam indícios de aprendizagem significativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.