RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONCEITO DE VOLUME DE BLOCOS RETANGULARES / PROBLEM SOLVING IN MATH CLASSES: PROMOTING THE MEANINGFUL LEARNING OF THE RECTANGULAR BLOCK VOLUME CONCEPT

Autores

  • Vívian Caroline da Silva de Sá Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun
  • Larissa Pinca Sarro Gomes Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) http://orcid.org/0000-0001-6839-6927

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p181-198

Palavras-chave:

Resolução de Problemas. Aprendizagem Significativa. Volume. Blocos Retangulares.

Resumo

Neste artigo objetivou-se compreender como a Metodologia de Resolução de Problemas pode contribuir para a aprendizagem significativa do conceito de volume de blocos retangulares. Para isto, por meio da pesquisa participante, considerou as etapas da metodologia de Resolução de Problemas e aportes teóricos de autores que discutiram a Aprendizagem Significativa. Participaram desta pesquisa vinte alunos de uma escola estadual localizada município de Ilhéus, na Bahia. Na etapa de análise foram utilizados os materiais produzidos por esses alunos, bem como os registros de suas interações realizadas no diário de campo. Com os resultados foi possível constatar que a metodologia da Resolução de Problemas mostrou-se de grande relevância, proporcionando a discussão de pré-requisitos importantes para promover a aprendizagem significativa do conceito de volume de blocos retangulares. Também possibilitou uma melhor interação entre entre os alunos, resultando em suas participações ativas durante o processo de aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vívian Caroline da Silva de Sá, Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun

Possui Licenciatura em Mtemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PPGEM (2019) pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Atualmente é professora de Matemática do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun.

Larissa Pinca Sarro Gomes, Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1994), mestrado em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC/USP (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2014). Atualmente é professora adjunta do curso de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente com temas relacionados à História da Educação Matemática, Formação de Professores de Matemática e Resolução de Problemas nas aulas de Matemática.

Downloads

Publicado

2019-11-04

Como Citar

de Sá, V. C. da S., & Gomes, L. P. S. (2019). RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: PROMOVENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONCEITO DE VOLUME DE BLOCOS RETANGULARES / PROBLEM SOLVING IN MATH CLASSES: PROMOTING THE MEANINGFUL LEARNING OF THE RECTANGULAR BLOCK VOLUME CONCEPT. Revista Dynamis, 25(3), 181–198. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p181-198