O ENSINO DO SISTEMA ENDÓCRINO PELA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS / EDUCATION OF THE ENDOCRINE SYSTEM FROM A PROBLEM-BASED LEARNING PERSPECTIVE

Autores

  • Clauberto Medeiros de Souza Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Rosilene Rebeca Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p132-150

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Fisiologia Humana, Problematização

Resumo

Esta pesquisa  apoiou-se na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) para ensinar a fisiologia do sistema endócrino humano e mediar a aprendizagem significativa. O objetivo primário foi possibilitar o protagonismo do aluno na construção de novos conhecimentos acerca da fisiologia do sistema endócrino por meio de uma sequência didática (SD) que continha um estudo de caso, além de discussões e reflexões intra e intergrupos.  Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza aplicada e interpretativa, abrangendo os acadêmicos do 2º período do Curso de Fisioterapia da Faculdade Guairacá-PR. O diagnóstico dos saberes prévios e a evolução conceitual foram obtidos por meio de questionários semi-estruturados (pré e pós-teste). A comparação do pré e pós-teste demonstrou que os alunos agregaram novos significados aos já existentes e que aqueles que alegavam desconhecimento sobre o tema demonstraram evolução em suas concepções sobre os conceitos chave para a compreensão do tema.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clauberto Medeiros de Souza, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGEN

Rosilene Rebeca, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Departamento de Ciências Biológicas - DEBIO - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGEN. Possui Habilitação Plena em Biologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1991), mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Ciências Bioquímica pela UFPR (2008).

Downloads

Publicado

2020-04-05

Como Citar

de Souza, C. M., & Rebeca, R. (2020). O ENSINO DO SISTEMA ENDÓCRINO PELA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS / EDUCATION OF THE ENDOCRINE SYSTEM FROM A PROBLEM-BASED LEARNING PERSPECTIVE. Revista Dynamis, 26(1), 132–150. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p132-150