A HETEROGENEIDADE ETÁRIA-CULTURAL NA EJA COMO ELEMENTO AGREGADOR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DIALÓGICO-PROBLEMATIZADOR / THE AGE-CULTURAL HETEROGENEITY IN YAE AS AGGREGATOR ELEMENT TO DIALOGICAL-PROBLEMATIZING SCIENCE TEACHING

Autores

  • Silvia André Oliveira da Silva UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcelo Lambach UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p03-22

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Educação de Jovens e Adultos, Heterogeneidade Etária-Cultural, Três Momentos Pedagógicos.

Resumo

No presente artigo, são apresentados os resultados de uma sequência de aulas em uma turma da Educação de Jovens e Adultos, modalidade que compreende um perfil estudantil bastante heterogêneo e com inúmeras especificidades. O estudo assume o seguinte problema de investigação: Como construir e implementar uma proposta didático-pedagógica curricular na perspectiva da abordagem temática Freireana que contribua para a valorização da heterogeneidade etária e cultural dos educandos da EJA? Para responder tal inquietação, tomou-se como referência os princípios delineados para a abordagem temática Freireana, a partir do Estudo da Realidade (ER) no processo de Investigação Temática (IT), do qual emergiu o Tema Gerador. Para o desenvolvimento da sequência didática seguiu-se a metodologia didático-pedagógica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). Dentre os resultados obtidos tem-se que a proposta dialógico-problematizadora possibilita a superação de possíveis conflitos e dificuldades de aprendizagem derivados das diferenças etárias e culturais dos educandos da EJA.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia André Oliveira da Silva, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do quadro próprio do magistério na Secretária de Educação do Estado do Paraná. Mestra em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - UTFPR - Curitiba.

Marcelo Lambach, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento de Química e Biologia -  DAQBI UTFPRProfessor Doutor no Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e TEcnológica - FCET.Licenciatura em Química - UTFPR Curitiba.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

Oliveira da Silva, S. A., & Lambach, M. (2020). A HETEROGENEIDADE ETÁRIA-CULTURAL NA EJA COMO ELEMENTO AGREGADOR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DIALÓGICO-PROBLEMATIZADOR / THE AGE-CULTURAL HETEROGENEITY IN YAE AS AGGREGATOR ELEMENT TO DIALOGICAL-PROBLEMATIZING SCIENCE TEACHING. Revista Dynamis, 26(2), 03–22. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p03-22

Edição

Seção

Artigos