ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I COM APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E CONSTRUÇÃO DE UM AQUÁRIO / SCIENTIFIC LITERACY IN FUNDAMENTAL EDUCATION I WITH THE APPLICATION OF A TEACHING SEQUENCE AND CONSTRUCTION OF AN AQUARIUM

Autores

  • Fabiana Barbosa de Jesus Universidade de São Paulo
  • Maria Auxiliadora Motta Barreto USP - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p40-49

Palavras-chave:

Ensino Fundamental. Alfabetização Científica, Sequência didática, Aquário

Resumo

Esse artigo apresenta um estudo sobre o ensino de Ciências em uma sala de aula multisseriada com alunos do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral foi analisar as contribuições de uma sequência didática e a construção de um aquário de água doce no processo de Alfabetização Científica no Ensino Fundamental I. Já os objetivos específicos foram: desenvolver uma sequência didática interdisciplinar; construir um aquário de água doce; compreender o que é um ecossistema; explicar o funcionamento do ecossistema aquático; correlacionar as diferentes disciplinas e observar a interação do ecossistema aquático. Para a realização da pesquisa foi utilizada a metodologia de pesquisa-ação. O resultado final apontou que os alunos aumentaram o seu vocabulário e houve o alcance de indicadores de Alfabetização Científica. Portanto constata-se que a sequência didática desenvolvida é um instrumento facilitador no processo de Alfabetização Científica e pode contribuir com o ensino de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Barbosa de Jesus, Universidade de São Paulo

Graduada em Geografia pela UNITAU, Universidade de Taubaté, Taubaté-SP; Graduada em Pedagogia pela UNINOVE, Universidade Nove de Julho, São Paulo-SP; Pós graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas; Pós graduada em Gestão Educacional pela UNIFEI, Universidade Federal de Itajubá; Mestra em Ciências pela USP, Universidade de São Paulo. Atualmente leciona como professora de Geografia na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e como alfabetizadora em uma instituição de ensino privada.

Maria Auxiliadora Motta Barreto, USP - Universidade de São Paulo

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras de Lorena, mestrado em Educação pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo e doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente de cursos de graduação e pós-graduação e pesquisadora na Universidade de São Paulo - USP. Entre os cargos de gestão nos últimos 10 anos estão: Pró-Reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (UniFOA), Coordenadora do Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências (EEL-USP), Coordenador do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (EEL-USP). É orientadora de trabalhos de conclusão e de pesquisa, tanto em graduação quanto em pós-graduação. Tem experiência em Psicologia Organizacional, com ênfase em Administração de Recursos Humanos e em Psicologia Clínica, com ênfase em Prevenção e Intervenção Psicológica. 

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

de Jesus, F. B., & Barreto, M. A. M. (2020). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I COM APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E CONSTRUÇÃO DE UM AQUÁRIO / SCIENTIFIC LITERACY IN FUNDAMENTAL EDUCATION I WITH THE APPLICATION OF A TEACHING SEQUENCE AND CONSTRUCTION OF AN AQUARIUM. Revista Dynamis, 26(2), 40–49. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p40-49

Edição

Seção

Artigos