UM SINGULAR PLURAL: CONTRIBUIÇÕES DE GÉRARD FOUREZ PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS / A SINGLE-PLURAL: CONTRIBUTIONS OF GÉRARD FOUREZ TO SCIENCE EDUCATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p164-179

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade, Alfabetização Científica e Técnica, formação de professores

Resumo

Este ensaio presta homenagem ao pesquisador belga Gérard Fourez falecido em setembro de 2018. O texto tem como objetivo analisar suas contribuições ao campo da Educação em Ciências. Para isto, analisa questões epistemológicas e didáticas da obra de Fourez como a natureza da ciência, o papel das disciplinas e da interdisciplinaridade, a importância da alfabetização científica e das Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade para o ensino. Na obra de Fourez os elementos acima mencionados são e estão profundamente imbricados. E também se constituem um exemplo de construção intelectual, na qual fundamentos filosófico-epistemológicos e uma visão de mundo plural, servem de alicerce para propostas concretas e para sugestões de compreensão e de enfrentamento dos fenômenos complexos do cotidiano e daqueles do ensino.  O texto analisa a importância e as potencialidades dos conceitos e ideias fourezianas para o ensino de Ciências na escola e para a formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Mohr, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestre em Educação pelo IESAE/FGV (1994) e doutora em Educação: ensino de ciências naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) com doutorado-sanduíche na Université de Rouen e no Institut National de Recherche Pédagogique, França (1997-1998). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Também atua como membro do Conselho Deliberativo (Regional Sul) da Associação Brasileira de Ensino de Biologia e como parecerista de periódicos na área da Educação em Ciências. Tem experiência na área de Educação, trabalhando principalmente nos temas de ensino de ciências, educação em saúde, alfabetização científica, livro didático, formação de professores e classe hospitalar. É pesquisadora integrante do grupo CASULO - Pesquisa e Educação em Ciências e Biologia, da Universidade Federal de Santa Catarina.É associada à Associação Brasileira de Ensino de Biologia, à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, à Associação Nacional de Pesquisa em Educação, à Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação e à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

Guilherme Mulinari, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Mestre e doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor do Projeto de Educação Comunitária Integrar, curso pré-vestibular para jovens e adultos trabalhadores. É graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPECISC) e membro do grupo CASULO - Pesquisa e Educação em Ciências e Biologia. Pesquisas e interesses em: Educação em Saúde, Programa Saúde na Escola, Educação Científica e Tecnológica, Análise de Livros Didáticos, Questões Controversas, Formação de Professores, Ensino de Ciências e Biologia.

Tiago Venturi, UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC - 2013). Especialista em Ciências Biológicas e Educação Ambiental (FACISA - 2010). Graduado em Ciências Biológicas (Bal./Lic.) pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI - 2009). Pesquisas e interesses em: Educação em Saúde, Alfabetização Científica e Tecnológica, Ilhotas Interdisciplinares de Racionalidade, Didática das Ciências, Formação de Professores, Prática Pedagógica, Conhecimentos Profissionais Docentes, Educação Científica e Ensino de Ciências, Saúde e Meio Ambiente. É membro do grupo CASULO - Pesquisa e Educação em Ciências e Biologia, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Tiago Bonatelli da Cunha, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina

Formado em Licenciatura em Ciências Biológicas, do Centro de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Estudante de pós-graduação, em nível de especialização em Gestão e Educação Ambiental, pela Sociedade Educacional Leonardo Da Vinci. Tesoureiro da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S. A. - EPAGRI.

Downloads

Publicado

2019-05-29

Como Citar

Mohr, A., Mulinari, G., Venturi, T., & da Cunha, T. B. (2019). UM SINGULAR PLURAL: CONTRIBUIÇÕES DE GÉRARD FOUREZ PARA A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS / A SINGLE-PLURAL: CONTRIBUTIONS OF GÉRARD FOUREZ TO SCIENCE EDUCATION. Revista Dynamis, 25(1), 164–179. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p164-179

Edição

Seção

Artigos