DAS VIVÊNCIAS À ESCOLA: CONHECIMENTOS E MEMÓRIAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO / FROM EVERYDAY LIFE TO SCHOOL EXPERIENCES: KNOWLEDGE AND MEMORIES OF INTEGRATED HIGH SCHOOL STUDENTS

Autores

  • Lidiane Bolzan Druzian Instituto Federal Farroupilha- Campus São Vicente do Sul.
  • Rosemar de Fátima Vestena Universidade Franciscana.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p26-41

Palavras-chave:

Conhecimentos, Currículo Escolar, Portfólio, Recurso Didático.

Resumo

O produto educacional “Das vivências à escola: conhecimentos e memórias de estudantes do Ensino Médio Integrado” objetivou diagnosticar conhecimentos cotidianos de estudantes do primeiro ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado do ano de 2018 do IFFar/SVS, com vistas a transferir suas potencialidades didáticas, integrando-as ao currículo escolar do Ensino Médio Integrado. Após ser aplicado aos estudantes, foi possível classificar os registros em três categorias i) atividades culinárias constituindo-se em conhecimento escolares; ii) atividades agrícolas constituindo-se em conhecimentos escolares; e iii) atividades pecuárias e da pesca constituindo-se em conhecimentos escolares. A partir desses dados, apresenta-se o produto oferecendo um diagnóstico acerca dos conhecimentos advindos dos saberes e memórias dos estudantes ao longo de suas trajetórias na convivência familiar e comunitária até chegarem ao IFFar/SVS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Bolzan Druzian, Instituto Federal Farroupilha- Campus São Vicente do Sul.

-Pedagoga no Instituto Federal Farroupilha- Campus São Vicente do Sul;

- Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana.

Rosemar de Fátima Vestena, Universidade Franciscana.

Doutora em Educação em Ciências: Química da vida e saúde-UFSMProfessora da Universidade Franciscana-UFN 

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Druzian, L. B., & Vestena, R. de F. (2021). DAS VIVÊNCIAS À ESCOLA: CONHECIMENTOS E MEMÓRIAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO / FROM EVERYDAY LIFE TO SCHOOL EXPERIENCES: KNOWLEDGE AND MEMORIES OF INTEGRATED HIGH SCHOOL STUDENTS. Revista Dynamis, 27(1), 26–41. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p26-41

Edição

Seção

Artigos