A ANÁLISE DA FALA DE UMA ESTUDANTE PARALISADA CEREBRAL E SUA PERSPECTIVA SOBRE A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA / THE ANALYSIS OF THE SPEECH OF A PARALYZED CEREBRAL STUDENT AND ITS PERSPECTIVE ON MATHEMATICAL LEARNING

Autores

  • Dilson Ferreira Ribeiro PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
  • Isabel Cristina Machado de Lara PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p129-145

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Paralisia Cerebral. Inclusão

Resumo

As práticas que levam em consideração limitações e habilidades de todos deve estar presente no dia a dia dos professores. O objetivo é entender como uma estudante paralisada cerebral aprendia Matemática em sua Educação Básica. Como referencial destacam-se: Imbernón (2016) na formação de professores; Mantoan (2008) sobre a Escola Inclusiva; Hoffmann (2012) na referência sobre as habilidades de um paralisado cerebral e Perrenoud (1999) sobre avaliação. Como procedimento metodológico, foi aplicada uma entrevista semi-estruturada que, por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2014) serviu como método de análise o qual permitiu emergir categorias as permitiram afirmar o quanto um estudante paralisado cerebral é um estudante com condições de receber as mesmas propostas que os demais colegas, permitindo refletir o quanto a escola pode propiciar momentos em que todos aprendam com as experiências dos outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dilson Ferreira Ribeiro, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS

Isabel Cristina Machado de Lara, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL

Professora  permanente no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Faculdade de Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Participa como coordenadora do PIBID e coordena grupos de pesquisa sobre Discalculia e Etnomatemática.

Downloads

Publicado

2019-05-29

Como Citar

Ribeiro, D. F., & Lara, I. C. M. de. (2019). A ANÁLISE DA FALA DE UMA ESTUDANTE PARALISADA CEREBRAL E SUA PERSPECTIVA SOBRE A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA / THE ANALYSIS OF THE SPEECH OF A PARALYZED CEREBRAL STUDENT AND ITS PERSPECTIVE ON MATHEMATICAL LEARNING. Revista Dynamis, 25(1), 129–145. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p129-145

Edição

Seção

Artigos