FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES “PARA DENTRO DA PROFISSÃO” NO ÂMBITO DO PIBID/MATEMÁTICA / INITIAL FORMATION OF TEACHERS “FOR INSIDE THE PROFESSION” WITHIN THE FRAMEWORK OF PIBID/MATHEMATICS

Autores

  • Márcio Urel Rodrigues Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - Barra do Bugres/MT http://orcid.org/0000-0001-8932-3815
  • Rosana Giaretta Sguerra Miskulin Departamento de Educação Matemática do IGCE da Unesp – Campus de Rio Claro/SP.
  • Luciano Duarte Silva Professor do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia – IFG – Goiânia/GO. http://orcid.org/0000-0003-4510-9053

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p26-45

Palavras-chave:

Escolas como Espaço Formativo, PIBID, Formação Inicial de professores de Matemática, Aproximação Universidades e Escolas.

Resumo

Neste artigo objetivamos evidenciar a importância da formação inicial de professores de Matemática ‘para dentro da profissão’ no âmbito das atividades desenvolvidas pelos participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID no Brasil. Como base teórica, recorremos aos estudos de Nóvoa (2009), envolvendo a escola como espaço formativo para o processo de formação inicial de professores. Os dados foram constituídos por meio de dois instrumentos: questionários respondidos por 394 participantes dos subprojetos do PIBID/Matemática de 83 universidades do Brasil e entrevistas realizadas com coordenadores institucionais ou de gestão do PIBID de três universidades públicas paulistas – UFSCar, USP e Unesp – e com a diretora da Capes. Os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (1977), os quais nos conduziram a quatro constatações: (i) a formação inicial de professores de Matemática deve ser realizada “para dentro da profissão”, pois as teorias desenvolvidas nas licenciaturas em Matemática estão desconectadas da prática realizada nas escolas; (ii) as universidades precisam reconhecer as escolas também como espaço formativo de professores de Matemática no Brasil; (iii) os gestores das escolas proporcionaram acolhimento e suporte para o desenvolvimento das ações do PIBID/Matemática no Brasil; (iv) a vivência dos licenciandos em Matemática no futuro campo de atuação, com o apoio de professores coformadores mais experientes, proporcionada pelo PIBID, contribuiu para os processos formativos dos futuros professores de Matemática.

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Biografia do Autor

Márcio Urel Rodrigues, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - Barra do Bugres/MT

Doutor em Educação Matemática - UNESP/Rio Claro/SP.

Professor do curso de Licenciatura em Matemática - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas - UNEMAT - Barra do Bugres/MT
Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
UNEMAT - Barra do Bugres/MT

Rosana Giaretta Sguerra Miskulin, Departamento de Educação Matemática do IGCE da Unesp – Campus de Rio Claro/SP.

Doutora em Educação Matemática, e professora lotada no Departamento de Educação Matemática do IGCE da Unesp – Campus de Rio Claro/SP.

Luciano Duarte Silva, Professor do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia – IFG – Goiânia/GO.

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Rio Claro/SP. Professor do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia – IFG – Goiânia/GO.

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Publicado

2019-05-29

Como Citar

Rodrigues, M. U., Miskulin, R. G. S., & Silva, L. D. (2019). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES “PARA DENTRO DA PROFISSÃO” NO ÂMBITO DO PIBID/MATEMÁTICA / INITIAL FORMATION OF TEACHERS “FOR INSIDE THE PROFESSION” WITHIN THE FRAMEWORK OF PIBID/MATHEMATICS. Revista Dynamis, 25(1), 26–45. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p26-45

Edição

Seção

Artigos