APRENDIZAGEM A LONGO PRAZO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores

  • Sérgio Choiti Yamazaki Universidade Estadual de MS
  • Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki Universidade Federal da Grande Dourados e Universidade Estadual de MS

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n2p03-20

Palavras-chave:

Alunos Ativos, Aprendizagem Duradoura, Práticas de Ensino

Resumo

Apresentamos um estudo de caso efetuado em uma universidade pública brasileira que teve o objetivo de verificar aprendizagem duradoura (JONNAERT, 1996) de alunos de um curso de licenciatura em Física. Segundo Jonnaert, uma aprendizagem duradoura só é possível em períodos pós-escolares. Contudo, uma pesquisa de Franklin, Sayre e Clark (2014) mostrou que alunos que participaram de um curso de forma ativa permaneceram com o conhecimento adquirido por um período escolar mais longo do que aqueles que participaram de um curso similar que se utilizou de uma estratégia de ensino tradicional. Neste contexto, avaliamos aprendizagem adquirida em uma disciplina de Prática de Ensino após um período de 2 anos. Trata-se de um estudo de caso para verificação da permanência ou ausência de um discurso em alunos que tiveram envolvimento ativo no decorrer da disciplina. Os resultados, dispostos em gráficos, apontam para correlação entre participação ativa e aprendizagem duradoura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Choiti Yamazaki, Universidade Estadual de MS

Docente/Orientador da Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Científica e Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (USP).

Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki, Universidade Federal da Grande Dourados e Universidade Estadual de MS

Docente  e Pesquisadora na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e na Universidade Estadual de MS (UEMS). Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Downloads

Publicado

2018-11-29

Como Citar

Yamazaki, S. C., & Yamazaki, R. M. de O. (2018). APRENDIZAGEM A LONGO PRAZO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Revista Dynamis, 24(2), 03–20. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n2p03-20

Edição

Seção

Artigos