SOFTWARE GEOGEBRA PROPORCIONANDO O ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n2p78-95

Palavras-chave:

Funções trigonométricas. GeoGebra. Introdução às Ciências Exatas.

Resumo

O relato descrito neste artigo remete-se a uma prática da disciplina de Estágio de Docência no Ensino Superior, na qual se desenvolveu um estudo de natureza qualitativa com 34 alunos dos cursos de Engenharia de Universidade do Interior do Rio Grande do Sul na disciplina de Introdução às Ciências Exatas. A proposta tendeu ao desenvolvimento de funções trigonométricas por meio de atividades e resolução de problemas que envolveram construção de gráficos usando o software GeoGebra, bem como papel e lápis. O instrumento da observação sistemática serviu de base para as nossas interpretações. Os resultados obtidos foram indicativos para concluir que o uso dessa estratégia contribui para a organização do ensino de funções trigonométricas; no entanto, é necessário possibilitar o acesso dos alunos às ferramentas necessárias. Constatou-se que a participação em tarefas que envolvem o uso de tecnologia e manipulação de materiais potencializa o aprendizado das funções...

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romildo Pereira Da Cruz, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Departamento de Ciências Exatas. Mátemática.

Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Coordenadora do Mestrado em Ensino de Ciências Exatas
Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino
Professora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas

Andréia Spessatto de Mamam, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Professora do CETEC

Downloads

Publicado

2018-11-29

Como Citar

Cruz, R. P. D., Quartieri, M. T., & de Mamam, A. S. (2018). SOFTWARE GEOGEBRA PROPORCIONANDO O ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO ENSINO SUPERIOR. Revista Dynamis, 24(2), 78–95. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n2p78-95

Edição

Seção

Relatos de experiências