LABORATÓRIO DE EDUCAÇAO MATEMÁTICA: ESPAÇO PARA FORMAÇÃO CRÍTICA DOS FORMADORES, DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO E DE FUTUROS PROFESSORES

Autores

  • Paula Andrea Grawieski Civiero Instituto Federal Catarinense
  • Fátima Peres Zago de Oliveira Instituto Federal Catarinense http://orcid.org/0000-0002-9114-8611
  • Morgana Scheller Instituto Federal Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n1p22-39

Palavras-chave:

Formação inicial e continuada, Educação crítica, Laboratório de Matemática

Resumo

Este artigo apresenta uma análise reflexiva a respeito do Laboratório de Educação Matemática (LEM) no contexto do Instituto Federal Catarinense. Para tanto, a partir dos pressupostos da criação dos Institutos Federais e do curso de Licenciatura em Matemática, bem como das concepções e finalidade dos Laboratórios na literatura brasileira, busca-se explicitar uma proposta deste espaço para a formação crítica docente. A análise permitiu identificar que, ao longo da história, várias são as concepções de LEM e, na atualidade, as propostas orientam para que se contemplem atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. A partir da descrição da concepção de LEM como espaço de formação crítica, o estudo sugere que tal concepção venha a oferecer contribuições mais significativas para a formação de professores, na busca de superação da racionalidade técnica.

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Biografia do Autor

Fátima Peres Zago de Oliveira, Instituto Federal Catarinense

Departamento Matemática. Área Educação Matemática

Morgana Scheller, Instituto Federal Catarinense

Departamento Matemática. Área Matemática

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Publicado

2018-01-28

Como Citar

Grawieski Civiero, P. A., Oliveira, F. P. Z. de, & Scheller, M. (2018). LABORATÓRIO DE EDUCAÇAO MATEMÁTICA: ESPAÇO PARA FORMAÇÃO CRÍTICA DOS FORMADORES, DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO E DE FUTUROS PROFESSORES. Revista Dynamis, 23(1), 22–39. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n1p22-39