A FÍSICA APLICADA AO CORPO HUMANO: UMA INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n2p96-108

Palavras-chave:

ensino de Física, interdisciplinaridade, corpo humano

Resumo

O presente trabalho relata uma intervenção didática utilizando a relação entre a Física e o corpo humano por meio de aulas práticas, vídeos e demonstrações. Para tanto, utilizou-se materiais de baixo custo e/ou reciclados. Abordou-se temas como a biomecânica e a óptica da visão. O objetivo central foi trabalhar de forma interdisciplinar conteúdos de áreas aparentemente distintas, a fim de tornar o ensino-aprendizado mais significativo, contextualizado e se fundamentando pedagogicamente na teoria sociocultural de Vygotsky. Esta intervenção didática foi aplicada em uma turma de 2º ano do ensino médio, de uma escola estadual, da cidade de Ouro Preto/MG. Foi possível notar que, por meio da metodologia de projetos, a qual possibilita a prática interdisciplinar, houve uma maior interação e participação dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Luíza de Sousa, Instituto Federal de Minas Gerais - campus Ouro Preto

Possui graduação em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - campus Ouro Preto(2017) .Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Física, experimentos de baixo custo. Tem experiência também com  polímeros, filmes finos. Fui bolsista de iniciação científica e de iniciação à docência

Gislayne Elisana Gonçalves, Instituto Federal de Minas Gerais - campus Ouro Preto

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de Formiga (UNIFOR) (2000), especialização em Ensino de Física pela Universidade de Formiga (UNIFOR) (2001), mestrado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007), doutora em Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Ouro Preto, no qual desenvolveu o projeto "Condutividade alternada de Polianilina Embebida com Nanopartículas de Óxido de Estanho e Indio", visando a aplicação como HTL (hole transport Layer) em dispositivos polímericos eletrônicos emissores de Luz (PLEDs) e/ou sensores químicos/bioquímicos. Exerce o cargo de diretoria de inovação, pesquisa e extensão e atua como professora de ensino técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais campus Ouro Preto (IFMG-OP). Atualmente, coordena os projetos interdisciplinares desenvolvidos pelos alunos do curso e exerce a função de coordenadora de área do PIBID- IFMG, campus Ouro Preto (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência) ,edital CAPES e compõe a equipe do projeto PRODOCÊNCIA, IFMG - campus Ouro Preto, edital CAPES.

Josiane Maximina Elias, Instituto Federal de Minas Gerais - campus Ouro Preto

Cursando Licenciatura em Física pelo Instituição Federal de Minas Gerais-Ouro Preto, foi bolsista de Iniciação a Docência (PIBID). 

Elisângela Silva Pinto, Instituto Federal de Minas Gerais - campus Ouro Preto

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de São João del-Rei (2002), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente é professora de Ensino Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Ouro Preto, atuando tanto em cursos técnicos integrados com o Ensino Médio como no Curso Superior de Licenciatura em Física. Tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, atuando com caracterização e modificação de materiais por técnicas de Microscopia de Varredura por Sonda. Colabora com o desenvolvimento de projetos interdisciplinares no Ensino de Física. Atua em projetos voltados para a formação de professores, como Prodocência e PIBID, financiados pela Capes. Foi coordenadora institucional do Programa Prodocência-2010 e atualmente é uma das coordenadoras do PIBID desenvolvido no curso de Licenciatura em Física.

Downloads

Publicado

2018-11-29

Como Citar

Sousa, F. L. de, Gonçalves, G. E., Elias, J. M., & Pinto, E. S. (2018). A FÍSICA APLICADA AO CORPO HUMANO: UMA INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO. Revista Dynamis, 24(2), 96–108. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n2p96-108

Edição

Seção

Relatos de experiências