UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE PERFUMES E ESSÊNCIAS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS.
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n1p3-19Palavras-chave:
Sequência Didática. Funções Oxigenadas. Perfumes e Essências.Resumo
Este trabalho buscou analisar de que forma uma sequência didática sobre perfumes e essências pode auxiliar no aprendizado dos conceitos de funções orgânicas oxigenadas. A sequência foi elaborada em seis momentos com base nas ideias de Méheut, a partir da relação entre as dimensões epistemológicas e pedagógicas. A proposta foi aplicada em uma turma da 3ª série do Ensino Médio em uma escola estadual de Pernambuco, em Serra Talhada, sertão do Pajeú. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados questionários, filmagem e as produções dos estudantes nas atividades desenvolvidas. Nossos resultados direcionam um melhor entendimento sobre os conteúdos de funções orgânicas oxigenadas, evidenciado pelas construções durante as atividades relacionadas a sequência. Houve indícios de uma possível validação externa e interna da sequência, a partir da comparação dos resultados obtidos dos questionários de concepções prévias com a resolução do estudo de caso durante o sexto momento da sequência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.