SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA E DESENHO GEOMÉTRICO COM ÊNFASE NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

Autores

  • Vaneza De Carli Tibulo Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Ricardo Andreas Sauerwein Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2016v22n1p14-32

Resumo

Considerando a importância do desenvolvimento de competências em um Ambiente de Geometria Dinâmica e Álgebra (AGDA) já na Educação Básica, apresentamos uma sequência de Atividades Didáticas (AD) que aborda a Geometria e o Desenho Geométrico através de tarefas propostas em formato eletrônico. Ao permitir a manipulação dinâmica de representações geométricas, esta ferramenta computacional é uma facilitadora da aprendizagem de conceitos abstratos. Também acreditamos que o domínio de um AGDA é importante, pois é uma ferramenta poderosa e altamente intuitiva que pode ser usada pelo estudante em toda sua vida acadêmica para resolver problemas que vão além da Geometria e Desenho Geométrico. Entendendo que o desenvolvimento de competências em uma ferramenta só é possível com o uso regular e sistemático, propomos uma sequência de AD composta por 34 atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vaneza De Carli Tibulo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM

Ricardo Andreas Sauerwein, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM

Downloads

Publicado

2017-05-15

Como Citar

Tibulo, V. D. C., & Sauerwein, R. A. (2017). SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA E DESENHO GEOMÉTRICO COM ÊNFASE NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS. Revista Dynamis, 22(1), 14–32. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2016v22n1p14-32

Edição

Seção

Artigos