ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA: UM OLHAR SOBRE OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO DE SANTA MARIA-RS

Autores

  • Marinês Verônica Ferreira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n2p16-25

Palavras-chave:

Abordagem Temática Freireana, Projetos Pedagógicos, Currículo, Escola

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos a partir de estudo efetuado nos Projetos Pedagógicos das Escolas Estaduais de Ensino Médio de Santa Maria-RS. Investigou-se, a estruturação curricular do Ensino Médio, a tessitura dos currículos, verificando se os mesmos abordam o trabalho na perspectiva de temas geradores, ou seja, da Abordagem Temática Freireana (ATF). Utilizando a Análise Textual Discursiva como metodologia de análise, foi possível perceber que duas escolas estruturam o currículo a partir de temas, porém, não pode ser afirmado se realmente está em consonância ATF pela formaexposta noPPda escolhas dos temas. Em contrapartida, destaca-se o avanço curricular destas escolas, uma vez que se percebeque refletem sobre que aluno que querem formar e qual sociedade desejam. Assim como demonstram estarem preocupadas em desenvolver um aluno o capaz de analisar o seu papel enquanto cidadão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marinês Verônica Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Ãrea de Ensino

Downloads

Publicado

2016-09-26

Como Citar

Ferreira, M. V. (2016). ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA: UM OLHAR SOBRE OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO DE SANTA MARIA-RS. Revista Dynamis, 21(2), 16–25. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n2p16-25

Edição

Seção

Artigos