A MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Guataçara dos Santos Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria Rosana Soares Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n2p29-46

Palavras-chave:

Educação Matemática, Modelagem Matemática, Licenciatura em Matemática.

Resumo

A modelagem matemática como disciplina é essencial para que se contribua com a formação qualificada dos futuros professores de Matemática. Assim, objetivou-se analisar as faculdades/universidades do estado do Paraná que oferecem a disciplina de modelagem matemática inserida na matriz curricular nos cursos de Licenciatura em Matemática. O presente estudo desenvolveu-se à luz da pesquisa qualitativa, no qual a coleta de dados se deu por meio da observação e análise do material obtido nos endereços eletrônicos das instituições de ensino superior cadastradas no “e-mec”[1]. Os resultados apontaram que a maioria dessas faculdades/universidades não insere a modelagem matemática na matriz curricular do curso mencionado. Logo, diversos licenciandos poderão não obter uma preparação para trabalhá-la no ensino e terem dificuldades para reconhecer sua importância no ensino e aprendizagem de Matemática.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guataçara dos Santos Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Atua como professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná em cursos de graduação e pós-graduação. Na pós-graduação é do quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, para os cursos de mestrado profissional e de doutorado.

Maria Rosana Soares, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Atua como professora na educação básica  e cursos de graduação. É mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2015-11-11

Como Citar

Santos Junior, G. dos, & Soares, M. R. (2015). A MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO ESTADO DO PARANÁ. Revista Dynamis, 20(2), 29–46. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n2p29-46

Edição

Seção

Artigos