Caracterização de modelos pedagógicos de educação superior a distância: um estudo de caso coletivo
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n2p35-45Palavras-chave:
Modelos de Educação a Distância, Estudo de caso coletivo, Metodologia de pesquisaResumo
Este artigo constitui-se na descrição das trilhas metodológicas de uma investigação de doutorado em andamento. Reflete-se sobre como uma pesquisa de caráter qualitativo, baseada na análise de conteúdo, na revisão bibliográfica e no estudo de caso coletivo, contribui para caracterizar Modelos Pedagógicos de Educação a Distância (EaD) de nível superior. Para tal, se considerou promissor desenvolve-la à luz do significado da experiência educacional vivida por docentes, em suas próprias realidades. Na base ontológica, predomina a construção do conhecimento a partir da experiência desses sujeitos, cujo resultado constituiu a essência dos dados empíricos. Selecionaram-se 3 unidades de análise e 2 cursos de áreas diferentes com a proposição de caracterizar Modelos de EaD brasileiros, e também uma unidade de análise portuguesa com a proposição de buscar contribuições externas. Nas considerações finais enfatiza-se as limitações e as possibilidades que emergiram ao longo da pesquisa, no que tange a metodologia utilizada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-01
Como Citar
Rosa, S. dos S., & Angotti, J. A. P. (2013). Caracterização de modelos pedagógicos de educação superior a distância: um estudo de caso coletivo. Revista Dynamis, 19(2), 35–45. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n2p35-45
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.