A Transdisciplinaridade na formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n2p20-34Palavras-chave:
Formação de professores, Ensino de ciências, TransdisciplinaridadeResumo
O objetivo deste trabalho foi investigar as contribuições de uma proposta metodológica, baseada na ecoformação e na transdisciplinaridade, para a formação inicial de professores. Trata-se de uma proposta baseada em práticas educativas ecoformativas e transdisciplinares, numa visão inovadora de formação que qualifica para a vida. Além de discutir uma experiência pontual de formação inicial de professores numa visão transformadora, em direção à EDH- Escola de Desenvolvimento Humano (Torre; Pujól & Silva, 2013) este estudo delimita situações relevantes que podem contribuir para repensar a formação de professores, apontando alcance e limites da transdisciplinaridade neste processo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa realizada com 36 alunos do curso de pedagogia de uma Universidade Pública de SC, baseando-se na etnometodologia (Macedo, 2006) como metodologia do social baseada no interesse em descortinar as significações geradas pelos agentes sociais de uma dada realidade. A coleta de dados foi feita por meio de filmagens das aulas, que posteriormente foram transcritos e avaliados, além do uso da técnica de grupo focal (quatro grupos com nove pessoas) com estudantes sujeitos da pesquisa para posterior análise dos dados. Além disso, houve registro das produções dos alunos, concretizadas na forma de portfólios, modelos, textos, depoimentos durante o processo pedagógico e entrevista semiestruturada com os estudantes ao final do semestre letivo. Faz-se claro que as contribuições da ecoformação e da transdisciplinaridade para a formação inicial de professores assentaram-se em alguns principios da complexidade, tais como: complementaridade dos opostos, contextualização dos conteúdos, dialógico, recursão organizacional, flexibilidade e aceitação das diversidades e integração dos conteúdos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-01
Como Citar
Souza e Silva, V. L. de. (2013). A Transdisciplinaridade na formação inicial de professores. Revista Dynamis, 19(2), 20–34. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n2p20-34
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.