AVALIAÇÃO DE CURSOS SUPERIORES DE MÚSICA E TEATROINTERPRETAÇÃO: DESAFIOS PARA UMA PRÁTICA EMANCIPATÓRIA

Autores

  • Deise Priscila Delagnolo Universidade Regional de Blumenau
  • Stela Maria Meneghel Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2007v13n1p102-112

Palavras-chave:

Avaliação do ensino em Artes, Avaliação na Educação Superior, Avaliação em curso Superior de Música, Avaliação em curso Superior de Teatro-Interpretação.

Resumo

Resumo: Os procedimentos avaliativos estão relacionados a valores culturais e sociais, assim como as concepções de educação, escola e sociedade. A complexidade da avaliação em Artes se faz maior, pois envolve, ainda, questões relacionadas à subjetividade da arte no processo de avaliativo. A presente pesquisa teve por objetivo caracterizar os procedimentos, instrumentos e critérios de avaliação relacionados a concepções de Educação, Ensino de Arte e Avaliação que norteiam as práticas docentes de dois cursos de graduação em Artes - Música e Teatro-Interpretação – da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Este trabalho se faz relevante, pois busca compreender dificuldades envolvidas na avaliação em Arte, atenta às especificidades da sua subjetividade, de discussão escassa no âmbito científico brasileiro. Os procedimentos metodológicos utilizados envolveram revisão bibliográfica, análise documental (planos de ensino e Projeto Político Pedagógico dos cursos) e entrevistas com os docentes dos referidos cursos. Na análise do material empírico, foram priorizados como referencial estudos sobre avaliação na Educação Superior: HOFFMANN (2000), HADJI (2001) e SAUL (1995); e sobre ensino de Arte no Brasil, BARBOSA (1998). Nos resultados sobressaem, para o curso de Música, dificuldades de empreender um processo avaliativo democrático (SAUL, 2000), atento ao processo de maturação cognitiva de cada sujeito, visto a heterogeneidade do perfil dos acadêmicos. Quanto ao curso de Teatro-Interpretação, nota-se amplo uso de critérios avaliativos comportamentais e subjetivos, de modo que, embora os docentes atribuam à avaliação um sentido emancipatório DIAS SOBRINHO (2002), seus usos apontam para uma concepção de avaliação diagnóstica e visão escolanovista de Ensino de Arte. Palavras-chave – Avaliação do ensino em Artes; Avaliação na Educação Superior; Avaliação em curso Superior de Música. Avaliação em curso Superior de Teatro-Interpretação.

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Publicado

2008-01-23

Como Citar

Delagnolo, D. P., & Meneghel, S. M. (2008). AVALIAÇÃO DE CURSOS SUPERIORES DE MÚSICA E TEATROINTERPRETAÇÃO: DESAFIOS PARA UMA PRÁTICA EMANCIPATÓRIA. Revista Dynamis, 13(1), 102–112. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2007v13n1p102-112

Edição

Seção

Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes