A TIC nos Projetos Político Pedagógicos das Licenciaturas

Autores

  • Vera R. Niedersberg Schuhmacher Programa de Pós graduação em Educação Científica e Tecnológica; Universidade Federal de Santa Catarina.
  • José de Pinho Alves Filho Programa de Pós graduação em Educação Científica e Tecnológica; Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n1p43-57

Palavras-chave:

projeto político pedagógico, tecnologia da informação e comunicação, inserção curricular.

Resumo

O uso da Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC vem sendo divulgada como uma promessa no ensino. Os professores reconhecem seu valor na educação, mas experimentam dificuldades em seu processo de adoção. Sua integração curricular de forma criativa nas práticas docentes é ainda resultado de experiências isoladas de sucesso. O docente é visto neste cenário como o principal ator em termos de melhorar e potencializar o novo ambiente digital nas escolas. Neste artigo são apresentados os resultados da análise documental dos projetos político pedagógicos dos cursos de licenciatura em Física, Química, e Matemática. O objetivo da análise foi a investigação nos projetos da proposta de inserção curricular da TIC.  Para a interpretação dos dados foi utilizada a análise categorial,  construída a partir da dimensão “Inserção Curricular da TIC”  que incorpora as  categorias de análise “competências do licenciado”, “obstáculos no uso da TIC”  e a  “TIC curricular .

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera R. Niedersberg Schuhmacher, Programa de Pós graduação em Educação Científica e Tecnológica; Universidade Federal de Santa Catarina.

Coordenadora do curso de sistemas de informação, unidade Grande Florianópolis.

Doutoranda Educação Científica e Tecnológica

Downloads

Publicado

2013-07-08

Como Citar

Schuhmacher, V. R. N., & Alves Filho, J. de P. (2013). A TIC nos Projetos Político Pedagógicos das Licenciaturas. Revista Dynamis, 19(1), 43–57. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n1p43-57

Edição

Seção

Artigos