MAPEAMENTO DAS PESQUISAS SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA NO CENÁRIO MUNDIAL: ANÁLISE DOSTRABALHOS NO 14º GRUPO DE ESTUDO DO COMITÊ INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – STUDY GROUP, 14 - ICMI

Autores

  • Ana Luisa Fantini Schmitt Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Maria Salett Biembengut Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2007v13n1p11-20

Palavras-chave:

Modelagem Matemática, Mapeamento, Ensino e Aprendizagem.

Resumo

Nesta pesquisa teve como propósitos inteirar do Documento de Discussão elaborado pelo Grupo de Estudo do ICMI e mapear as pesquisas sobre Aplicações e Modelagem Matemáticas apresentadas na Conferência Internacional organizada por este Grupo em 2004 e publicados em 2007. O mapeamento foi abordado em três enfoques: estudo do Documento de Discussão para identificar as tendências de Aplicações e Modelagem e mapa das pesquisas apresentadas na Conferência e verificação de convergências entre as pesquisas. Para isso, após estudo do Documento e da produção de Biembengut sobre Modelagem Matemática, a partir do resumo de cada um dos 49 artigos apresentados no Grupo – Study Group, 14 e a partir da descrição e dos objetivos apresentados, classificou-os, identificando dois tipos de pesquisas: pesquisa com aplicação em sala de aula (28) e pesquisa teórica (21), baseadas em documentos ou trabalhos acadêmicos. As pesquisas em sala de aula foram classificadas e organizadas em tabela em 5 categorias: Ensino Primário (5), Ensino Fundamental e Médio (12), Educação Superior (8) e Formação de Professores (3). Pelo Documento, verificou-se que as Aplicações e Modelagem Matemática têm ganhado adeptos e defensores em níveis oficiais de Educação, em quase todos os países devido à possibilidade de promover aos jovens melhores conhecimentos e habilidades em utilizá-los. Sintetizou-se os resultados nas seguintes vantagens para a relação ensino e aprendizagem: processo cognitivo; aplicabilidade e utilidade matemática; pesquisa acadêmica e aprendizagem e nas dificuldades: formação do professor e avaliações promovidas por órgãos oficiais. Essas condições remetem aos pesquisadores, a comunidade e aos burocratas educacionais promover esforço conjunto para mudar a cultura de sala de aula: concepções, crenças e atitudes dos professores da Educação Básica e Superior. Palavras-chave: Modelagem Matemática, Mapeamento, Ensino e Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-01-23

Como Citar

Fantini Schmitt, A. L., & Biembengut, M. S. (2008). MAPEAMENTO DAS PESQUISAS SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA NO CENÁRIO MUNDIAL: ANÁLISE DOSTRABALHOS NO 14º GRUPO DE ESTUDO DO COMITÊ INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – STUDY GROUP, 14 - ICMI. Revista Dynamis, 13(1), 11–20. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2007v13n1p11-20

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra e Engenharias