Recomendações para a padronização da pesquisa de micoplasmas em animais, soros, cultivos celulares e produtos biofarmacêuticos de aplicação biomédica
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2009v15n3p55Palavras-chave:
micoplasma, mollicute, cultura celular, contaminaçãoResumo
Objetivos: Neste artigo, buscamos analisar os métodos disponíveis para a detecção de micoplasmas em produtos biológicos e biofarmacêuticos, e recomendar uma padronização dos serviços solicitados aos laboratórios de pesquisa de micoplasmas por diferentes centros científicos e farmacêuticos. Fontes dos dados: As diferentes farmacopéias reconhecem o cultivo microbiológico para a detecção de micoplasmas como método de referência, e a coloração de DNA (DNA staining) como método alternativo na pesquisa destes microrganismos em produtos farmacêuticos, animais e biotecnológicos. A partir de 2007 se reconhece a utilização de técnicas moleculares para a detecção dos micoplasmas, especialmente a PCR, por sua alta sensibilidade e especificidade. Nas Américas, com exceção dos Estados Unidos, não existe uma harmonização das técnicas de diagnóstico de micoplasmas dentro das normas internacionais de qualidade, entre os raros laboratórios que realizam estes tipos de testes. Síntese dos dados: Com base nas características destes microrganismos e das diferentes metodologias, recomendamos que os laboratórios que realizam a detecção de micoplasmas em produtos animais ou biofarmacêuticos de aplicação biomédica utilizem ao menos duas técnicas de diagnóstico, sejam elas a cultura nos meios Hayflick, Frey e Friis, e a PCR in house com o uso de primers genéricos ou kit comercial validado. Conclusões: O principal impacto destas recomendações se dá no aspecto social, por uma contribuição com a segurança dos produtos obtidos por biotecnologia em todos os países, e para a população que os utiliza, além de que possibilita a exportação destes produtos com a qualidade necessária, cumprindo os parâmetros exigidos pelas agências reguladoras internacionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-08-29
Como Citar
Mendes de Cordova, P. D. C. M., & Rivero, E. L. (2011). Recomendações para a padronização da pesquisa de micoplasmas em animais, soros, cultivos celulares e produtos biofarmacêuticos de aplicação biomédica. Revista Dynamis, 15(3), 55. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2009v15n3p55
Edição
Seção
Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.