A INTEGRAÇÃO DAS BASES DO TPACK NO ENSINO DE QUÍMICA

COMPREENSÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12540

Resumo

O ensino de Química tem sido impactado pelas Tecnologias Digitais, exigindo que a formação inicial de professores contemple a integração entre conhecimentos pedagógico, tecnológico e de conteúdo. Este estudo investigou como licenciandos em Química compreendem e aplicam essa integração, tomando como referência o modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge). A pesquisa, de caráter aplicado e exploratório, envolveu 26 acadêmicos do curso de Licenciatura em Química de uma universidade federal do Paraná, participantes do PIBID. Os dados foram obtidos por meio de questionário online, dividido em caracterização dos participantes e questões abertas sobre a integração de conhecimentos. A análise interpretativo-indutiva evidenciou três níveis de compreensão: um grupo alinhado ao TPACK; outro com uso instrumental da tecnologia; e um terceiro com fragilidades mais acentuadas. Conclui-se que a formação inicial deve ampliar oportunidades práticas de reflexão e aplicação das TDIC, potencializando o desenvolvimento crítico do TPACK no ensino de Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Sant’Anna de Abreu, Universidade Federal do Paraná

Maria de Abreu é licencianda em Química pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvendo experiências voltadas à prática pedagógica e ao aprimoramento da formação docente. Atualmente, realiza iniciação científica como bolsista na área de Educação Química, com foco em investigações que articulam ensino, aprendizagem e formação de professores.

Everton Bedin, UFPR

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - TICEDU - pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2014), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012). Doutor e Pós-Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). Atualmente é professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), no qual atuou como Vice-Coordenador (01/2022 - 08/2023) e Coordenador (09/2023 - 01/2026), e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Membro da Red de Posgrados en Educación en Latinoamérica (REDPEEL). Possui experiência na área de Química com ênfase em Química, trabalhando, principalmente, nos temas: formação docente, ensino-aprendizagem, TDIC, interdisciplinaridade e metodologias de ensino.

Downloads

Publicado

2025-10-17

Como Citar

Abreu, M. E. S. de, & Bedin, E. (2025). A INTEGRAÇÃO DAS BASES DO TPACK NO ENSINO DE QUÍMICA: COMPREENSÕES DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL. Revista Dynamis, 31(Publicação contínua), e12540. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12540