ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DOS ESTUDANTES DE UMA TURMA DO 5º ANO NO ÂMBITO DO LESSON STUDY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12382

Abstract

No presente texto, apresenta-se parte dos resultados do Projeto de Pesquisa XXXX. Assim, o objetivo dessa pesquisa é analisar o desenvolvimento do Pensamento Geométrico de estudantes de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental que participaram de um estudo envolvendo o ciclo em Lesson Study. A pesquisa incorpora uma abordagem qualitativa e de tipologia documental. Com esse propósito, realizamos a análise documental dos protocolos de atividades realizadas pelos 25 estudantes à luz dos teóricos que fundamentam esse estudo. Dentre os resultados, percebemos a partir da análise dos protocolos que os estudantes reconhecem e identificam os nomes das figuras geométricas espaciais; apresentaram lacunas nos conhecimentos em relação aos atributos dos poliedros e corpos redondos, principalmente quando foi solicitado a elas que buscassem uma justificativa para caracterizarem as figuras geométricas que faziam parte do mesmo grupo, como por exemplo no caso dos prismas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Priscila Bernardo Martins, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul. Coordenadora do GT1- Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 

Suzete de Souza Borelli, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul. Membro do GT1- Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul. Membro do GT1- Matemática na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. 

Published

2025-07-28

How to Cite

Bernardo Martins, P., Borelli, S. de S., & Curi, E. (2025). ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DOS ESTUDANTES DE UMA TURMA DO 5º ANO NO ÂMBITO DO LESSON STUDY. Revista Dynamis, 31(1), e12382. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12382