ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO DOS ESTUDANTES DE UMA TURMA DO 5º ANO NO ÂMBITO DO LESSON STUDY
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12382Abstract
No presente texto, apresenta-se parte dos resultados do Projeto de Pesquisa XXXX. Assim, o objetivo dessa pesquisa é analisar o desenvolvimento do Pensamento Geométrico de estudantes de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental que participaram de um estudo envolvendo o ciclo em Lesson Study. A pesquisa incorpora uma abordagem qualitativa e de tipologia documental. Com esse propósito, realizamos a análise documental dos protocolos de atividades realizadas pelos 25 estudantes à luz dos teóricos que fundamentam esse estudo. Dentre os resultados, percebemos a partir da análise dos protocolos que os estudantes reconhecem e identificam os nomes das figuras geométricas espaciais; apresentaram lacunas nos conhecimentos em relação aos atributos dos poliedros e corpos redondos, principalmente quando foi solicitado a elas que buscassem uma justificativa para caracterizarem as figuras geométricas que faziam parte do mesmo grupo, como por exemplo no caso dos prismas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.








Google Acadêmico