CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM E-BOOK DE ENSINO DE FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12252

Resumo

Estratégias investigativas e experimentais no ensino de física tornam o aprendizado mais significativo. O objetivo deste estudo é construir e validar um e-book educativo para ensino médio, com foco em uma abordagem investigativa e prática sobre conceitos de Física. Trata-se de uma pesquisa metodológica desenvolvida em cinco etapas: seleção de tópicos de maior dificuldade; elaboração do e-book com textos explicativos e atividades interativas. Posteriormente, o material foi validado por 10 professores com diferentes níveis de titulação (2 mestres, 7 mestrandos e 1 doutorando) e mais de 5 anos de experiência. Após, o e-book foi validado por 33 alunos de uma turma do Instituto Federal do Amazonas. Os resultados indicaram que todos os itens do material obtiveram um índice de validade de conteúdo superior a 0,82, confirmando a sua aprovação. A criação de novos recursos educacionais ampliam a disseminação do conhecimento e fortalecem a interação entre as Ciências e os estudantes.

Downloads

Biografia do Autor

Daniel Pereira de Melo, Universidade Federal do Amazonas

Mestrando no Mestrado Nacional Profissional do Ensino de Física na Universidade Federal do Amazonas. 

Ana Claudia Kaminski Mechi, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Entomologia. Professora do Mestrado Nacional Profissional do Ensino de Física na Universidade Federal do Amazonas. 

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Química. Professora no Mestrado Nacional Profissional do Ensino de Física na Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2025-03-26

Como Citar

Melo, D. P. de, Mechi, A. C. K., & Yamaguchi, K. K. de L. (2025). CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM E-BOOK DE ENSINO DE FÍSICA . Revista Dynamis, 31(Publicação contínua), e12252. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12252