TEATRO DE MAMULENGOS NA POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA:

PROBLEMATIZANDO A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA CULTURA NORDESTINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12231

Resumo

A necessidade de qualificar as formas pelas quais os cidadãos compreendem as ciências tem sido uma preocupação nos debates sobre Educação Científica (EC) e Divulgação Científica (DC). Tanto na EC quanto na DC, o diálogo entre Ciências e Artes tem sido explorado como facilitador de uma comunicação menos codificada do conhecimento. O Teatro de Mamulengos é uma forte tradição cultural-artística de vários estados do Nordeste brasileiro e tem sido utilizada como estratégia para o ensino das ciências. Objetivamos construir uma narrativa crítico-reflexiva sobre uma ação de popularização científica que propõe diálogos entre Ciências e Artes. A peça intitulada "Teatro de Mamulengos: A coruja da torre da igreja" foi desenvolvida ao longo de um componente curricular de estágio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como uma ação integrante do Clube de Ciências do Parque do Museu. Esta se mostrou uma estratégia viável e rica para a popularização das ciências.

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Biografia do Autor

Amanda Beatriz Ferreira Damasceno, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra e doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática

Thiago Emmanuel Araújo Severo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Biólogo (licenciado e bacharel) pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vinculado ao Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC). É docente permanente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM/UFRN). É coordenador do LabPOP Laboratório de Popularização das Ciências (UFRN), grupo interdisciplinar que investiga sobre comunicação pública das ciências e suas interfaces com a Educação Científica e com outras expressões da cultura, como as Artes. É membro colaborador dos seguintes Grupos de Pesquisa: História, Cultura e Ensino (UEPB); Educação em Biologia e Sustentabilidade (UFRN); Grupo de Estudos da Complexidade e da Vida (UEPB). Atua nas áreas de Ensino de Ciências e Divulgação Científica. Recentemente tem pesquisado com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, popularização e divulgação científica; estratégias de popularização e comunicação científica; comunicação e percepção pública das ciências; e aproximações entre ciências e outras culturas na popularização científica. É editor gerente do periódico Revista Cadernos de Estágio (ISSN: 2763-6488) e coordenador do projeto de Extensão e Popularização das Ciências - Ciências na Cidade (PROEX/UFRN).

Josivânia Marisa Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de conceitos, solubilidade de compostos iônicos, rejeitos químicos e CTS. Possui experiência docente no Ensino Médio e no Ensino Fundamental. Atualmente leciona disciplinas da licenciatura em Química, Orienta os estágios supervisionados e atua na Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

2025-03-17

Como Citar

Ferreira Damasceno, A. B., Araújo Severo, T. E., & Dantas, J. M. (2025). TEATRO DE MAMULENGOS NA POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA:: PROBLEMATIZANDO A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA CULTURA NORDESTINA . Revista Dynamis, 31(Publicação contínua), e12231. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12231

Edição

Seção

Relatos de experiências