A PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12222Resumo
O Programa de Educação Tutorial objetiva a qualificação/excelência na formação dos seus participantes, utilizando-se de Diários Formativos e Relatos de Experiência (RE) que permitem ao professor em formação inicial refletir sobre seu processo formativo. O objetivo desta pesquisa é identificar o papel que a pesquisa da própria prática desenvolve na formação inicial de professores de Ciências participantes do PETCiências. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como foco a análise de RE, desenvolvidos/publicados em 2023, por dez Petianos, definindo as categorias: i) Formação e Tempo de atuação; ii) Concepção de Ensino baseada na Investigação-Ação (IA); iii) Níveis de Reflexão, e, iv) Formas de Reflexão. Assim, a análise das categorias resultou na compreensão da utilização do RE como instrumento de investigação é essencial para que os professores de Ciências em formação inicial desenvolvam sua trajetória formativa de modo crítico/reflexivo promovendo uma transformação contínua em seu "Ser professor" durante o processo vivenciado.
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