A PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12222

Resumo

O Programa de Educação Tutorial objetiva a qualificação/excelência na formação dos seus participantes, utilizando-se de Diários Formativos e Relatos de Experiência (RE) que permitem ao professor em formação inicial refletir sobre seu processo formativo. O objetivo desta pesquisa é identificar o papel que a pesquisa da própria prática desenvolve na formação inicial de professores de Ciências participantes do PETCiências. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como foco a análise de RE, desenvolvidos/publicados em 2023, por dez Petianos, definindo as categorias: i) Formação e Tempo de atuação; ii) Concepção de Ensino baseada na Investigação-Ação (IA); iii) Níveis de Reflexão, e, iv) Formas de Reflexão. Assim, a análise das categorias resultou na compreensão da utilização do RE como instrumento de investigação é essencial para que os professores de Ciências em formação inicial desenvolvam sua trajetória formativa de modo crítico/reflexivo promovendo uma transformação contínua em seu "Ser professor" durante o processo vivenciado.

Downloads

Biografia do Autor

Karim Francini Herlen, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Possui ensino médio -segundo grau- pela escola Estadual de Educação Básica professor Francisco José Damke (2020). É Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS, (2021 - 2024) onde atuou como Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PETCiências - SESu/MEC/FNDE) desde o ano de 2023, em que desenvolveu atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM. Atua como pesquisadora na área de Educação, com Ênfase na Formação de Professores e na Investigação-Formação-Ação no Ensino de Ciências (IFAEC). Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UFFS, atuando na linha 2- Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. 

Camila Boszko, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), com bolsa do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDGP) Pós-Doutorado Estratégico - CAPES. Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura (2016), pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. Atuou como bolsista PIBID (2012-2013) e participou de projetos como bolsista de Iniciação Científica PROBIC/FAPERGS (2014-2016). Mestra (2019) e Doutora (2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Universidade de Passo Fundo (UPF), ambos títulos obtidos mediante concessão de bolsa PROSUC/CAPES Modalidade I. Desenvolveu período de doutoramento sanduíche na Espanha, com bolsa CAPES PDSE, na Universidad de Sevilla de setembro (2021) até fevereiro (2022). Integrou diversos projetos e atividades relacionadas à Educação e/ou Ensino de Ciências. Tendo pesquisado principalmente os seguintes temas: Investigação-formação-ação, formação de professores, educação em ciências, narrativas reflexivas, pensamento crítico, metacognição. Participante do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica (GruPECT/UPF) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM/UFFS).

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUÍ, Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA, Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Livro Didático, Formação de Professores, Investigação-Formação-Ação em Ciências, Narrativas e Pensamento Crítico. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências até 2014 e o Subprojeto Ciências Biológicas até 2016. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação Tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE, Pesquisador líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática - GEPECIEM e Editor Sênior da Revista Insignare Scientia - RIS. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS.

Downloads

Publicado

2025-03-17

Como Citar

Herlen, K. F., Boszko, C., & Güllich, R. I. da C. (2025). A PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL. Revista Dynamis, 31(Publicação contínua), e12222. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12222