ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12200

Resumo

Neste artigo realizamos uma análise da produção escrita de alunos de cursos de Engenharias em uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral de uma variável real ao desenvolver uma atividade investigativa no âmbito de uma prova escrita. O quadro teórico relativo a atividades investigativas, consideradas essencialmente abertas e pouco estruturadas, e reflexões a respeito da Análise da Produção Escrita em Matemática deu subsídio à nossa análise qualitativa de cunho interpretativo. Foram analisadas produções escritas de quinze alunos a uma das questões da prova de levar para casa e entregue via plataforma Moodle durante o contexto pandêmico no segundo semestre de 2021. A análise da produção escrita fez emergir cinco agrupamentos associados aos itens da questão que revelaram que os alunos desenvolveram a atividade investigativa de forma linear, não considerando sua dinamicidade.

Downloads

Biografia do Autor

Karina Alessandra Pessoa da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professora do Magistério Superior, Classe Associado, Nível 1, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Londrina, atuando nos cursos de Engenharia e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Graduada em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (2000). Especialista em Educação Matemática pela UEL (2007). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2008). Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (2013). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Semiótica Peirceana, Registros de Representação Semiótica e Livro Didático. Fez parte do GRUPEMMAT - Grupo de Pesquisas sobre Modelagem Matemática e Educação Matemática da UEL de 2005 a 2021. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem, Investigação e Tecnologia (GEPMIT) / UTFPR, desde 2015. Trabalhou por 10 anos com preparação e elaboração de obras didáticas de Matemática e de Ciências Naturais do Ensino Fundamental. Membro da diretoria regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Paraná) (2013-2019). Coordenadora do GT 10 - Modelagem Matemática - da SBEM (2019-2021).

Downloads

Publicado

2025-03-05

Como Citar

Silva, K. A. P. da. (2025). ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DE UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA. Revista Dynamis, 31(Publicação contínua), e12200. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12200