PERSPECTIVAS SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM ESTUDO DA REVISTA INSIGNARE SCIENTIA - RIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12185

Resumen

As discussões sobre saúde geram diferentes entendimentos sobre esse direito. No contexto educacional, a Educação em Saúde (ES) é relevante para divulgar e popularizar a ciência. Este estudo investigou abordagens de saúde e ES nos textos da Revista Insignare Scientia (RIS) entre 2018-2023. A RIS, focada no Ensino de Ciências (EC), publica diversos materiais acadêmicos, como relatos, propostas didáticas e artigos. A busca pelo termo “saúde” resultou em 18 textos analisados. A Análise de Conteúdo gerou duas categorias: “práticas pedagógicas em ES” e “abordagens sobre saúde nas pesquisas documentais”. Documentos oficiais, como os PCN e a BNCC, fundamentam práticas e pesquisas, conferindo credibilidade. As práticas pedagógicas incluíram metodologias como jogos, filmes e questionários, promovendo reflexões sobre hábitos saudáveis. Já as pesquisas documentais abordaram revisões de literatura e concepções de saúde, com base em referenciais teóricos. O estudo reforça a importância da RIS na divulgação científica e no fortalecimento da ES.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Lafaiete Leão de Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestrando em Ensino de Ciências. Universidade Federal da Fronteira Sul.
Campus Cerro Largo.
lucaslafaiete5@gmail.com

Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), com período sanduíche na Universidade do Minho (Braga, Portugal)(2018). Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico (2011) pela URI. Licenciada em Ciências Biológicas (URI) e Pedagogia (UNITER), Especialização em Interdisciplinaridade (FACIPAL). 

Publicado

2025-04-22

Cómo citar

Leão de Lima, L. L., & Gonçalves dos Santos, E. (2025). PERSPECTIVAS SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM ESTUDO DA REVISTA INSIGNARE SCIENTIA - RIS. Revista Dynamis, 31(Publicação contínua), e12185. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12185