O CONCEITO DE VARIÁVEL EM MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS EM PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12158

Resumo

Este trabalho, como parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, objetiva investigar como as produções acadêmicas têm abordado as diferentes interpretações e aplicações do conceito de variável em Matemática. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, utilizando Teses, Dissertações e artigos de periódicos como instrumentos de coleta de dados. A pesquisa resultou em 24 trabalhos, dos quais 87,5% referem-se a estudos voltados a conhecimentos algébricos, enquanto 12,5% tratam do conceito de variável relacionado a outras áreas do conhecimento. Os resultados indicam que o conceito de variável apresenta grandes desafios no ensino de matemática, especialmente na interpretação, manipulação e simulação, tanto para professores quanto para estudantes, com destaque para o contexto de relação funcional. Superar essas dificuldades requer práticas de ensino que possibilitem aos estudantes transitarem entre os diferentes usos e aspectos característicos da variável.

Downloads

Biografia do Autor

Luciana Bertholdi Machado, UNEMAT

Mestra em Matemática Universitária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).
Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).
lucianabm@unemat.br

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

Downloads

Publicado

2025-03-07

Como Citar

Bertholdi Machado, L., & Mendes, I. A. (2025). O CONCEITO DE VARIÁVEL EM MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS EM PRODUÇÕES ACADÊMICAS. Revista Dynamis, 31(Publicação contínua), e12158. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12158