CONCEPÇÕES SOBRE CIRCUITO ELÉTRICO NOS ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE DE TIMOR LESTE: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662024e12121

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as concepções dos estudantes do Departamento de Ensino de Física sobre o conceito básico de circuito elétrico, bem como avaliar as respostas fornecidas por eles. O estudo focou nas concepções alternativas relacionadas aos conceitos de circuitos elétricos simples. Uma das abordagens mais comuns e amplamente utilizadas para esse fim é a aplicação de testes especialmente elaborados para avaliar essas concepções. No contexto do ensino de Física, as concepções dos alunos desempenham um papel fundamental, pois influenciam diretamente a compreensão de temas como eletricidade e eletromagnetismo. A pesquisa é de tipo exploratória, onde envolveu 32 estudantes de uma universidade em Timor Leste, e os dados foram coletados por meio de um questionário composto por 21 questões. Os resultados indicam que 66,96% dos estudantes possuem concepções corretas sobre o conceito básico de circuito elétrico, enquanto 33,04% apresentam concepções equivocadas relacionadas a esse conceito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gastão Soares Ximenes de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possuí licenciatura em ENSINO DE FÍSICA pela Universidade Nacional de Timor-Loro Sa'e (2014). Tem experiência na área de Ensino de Física, com ênfase em Laboratório Experimental de Física Básica. Tenho experiência de pesquisa na área de eletricidade e eletromagnetismo em circuitos elétricos em geral, e também como pesquisador na área de educação na elaboração de currículos para o ensino básico, médio e superior. Sou docente contratado na categoria de Assistente Sénior D1 no ensino superior na Universidade Nacional de Timor Loro Saé, na Faculdade de Educação, Artes e Humanidade (FEAH), no departamento de ensino de Física (2015-2023). É responsável por algumas disciplinas como física geral experimental I, física do ensino médio, cálculo e geometria analítica I e II, física ambiental, prática pedagógica I (microensino), prática pedagógica II (estágio em pedagogia), além de ser responsável por algumas disciplinas e também ser professor responsável por assuntos estudantis para realização de pesquisas, ciência e extensão comunitária. No momento, como bolsista do GCUB-Mobilidade Internacional, estou cursando o mestrado no Programa: 006 - PPGECT - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Curso: 035 - Mestrado Profissional, Área de Concentração: Ciência, Tecnologia e Ensino, Linha de Pesquisa: Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências e Matemática.

Editar Resumo

Richar Nicolas Duran Andrades, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Richar Nicolás Durán. Doutorando em Ensino de Ciência e tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR. Licenciado em Física e Matemática pela Universidade de Los Andes (ULA). Trujillo-Venezuela. Especialista em Docência Básica em Educação Superior (ULA). Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemáticas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Paraná Brasil. Pesquisador ativo no Grupo de Pesquisa GRINCEF-ULA-NURR. Venezuela.

Teodoro Soares, National University of East Timor

Teodoro Soares. Doutor em Área de Educação (PhD) pela Universidade de Coimbra Portugal . Mestrado em Área de Educação  também em Portugal pela universidade do Minho Portugal.  Especialista em área de Educação mais para atividade laboratório.  Atualmente, ele é decano de Faculdade da Educação Artes e Humanidade pela Universidade Nacional Timor Loro Sa'e (UNTL), e docente ativo em departamento ensino de física em UNTL.

Downloads

Publicado

2024-11-22

Como Citar

Soares Ximenes de Oliveira, G., Nicolas Duran Andrades, R., & Soares, T. (2024). CONCEPÇÕES SOBRE CIRCUITO ELÉTRICO NOS ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE DE TIMOR LESTE: UM ESTUDO COM ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM ENSINO DE FÍSICA. Revista Dynamis, 30(Publicação contínua), e12121. https://doi.org/10.7867/1982-48662024e12121