DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA CIENTÍFICA: UM ESTUDO PRELIMINAR DAS IDEIAS-CHAVE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11787

Resumo

Este trabalho faz parte de uma tese de doutorado em andamento que visa estabelecer conexões entre as competências científicas fundamentais para a formação docente, as competências específicas para o ensino das Ciências da Natureza conforme a Base Nacional Comum Curricular de 2018, e os princípios da Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Nosso foco está na análise do livro "11 Ideas Clave – El Desarrollo de la Competencia Científica" (Pedrinaci et al., 2012), com o intuito de criar um primeiro mapa de referência para correlacionar esses elementos. Utilizando a análise de conteúdo de Bardin (2020), examinamos a obra em busca de categorias que sustentem nossas correlações pretendidas. Os autores propõem uma reflexão sobre o ensino de ciências da natureza por competências, abordando 11 ideias-chave relacionadas ao tema. Ao final, apresentamos as 6 categorias obtidas, oferecendo uma estrutura de referência para futuras pesquisas e práticas educacionais em Ciências da Natureza.

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Biografia do Autor

Margareth Polido Pires, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestrado em Ensino de Ciências pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1997), Bacharelado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), Licenciatura em Ciências - Habilitação em Física pela Universidade de Bauru (1985) .

Maria Delourdes Maciel, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Educação.

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Publicado

2024-05-28

Como Citar

Polido Pires, M., & Maciel, M. D. (2024). DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA CIENTÍFICA: UM ESTUDO PRELIMINAR DAS IDEIAS-CHAVE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Revista Dynamis, 30(Publicação contínua), e11787. https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11787