ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA SOBRE VACINAS:
PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA CONTRA A DESINFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11696Resumo
Neste trabalho investigamos como o Ensino de Ciências por Investigação pode contribuir para a alfabetização científica. Para isso, foi desenvolvida uma sequência de ensino que buscou auxiliar estudantes a desenvolverem habilidades para reconhecer notícias falsas. As atividades se relacionavam com o coronavírus e as vacinas. Utilizamos uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de intervenção e os dados foram coletados por meio de diário de bordo, atividades e relatórios. A partir desses dados, realizaram-se análises que visavam encontrar indicadores de alfabetização científica e de como os estudantes mobilizavam conhecimentos para julgar informações. Foi possível observar reflexões sobre o papel das mídias na divulgação do conhecimento e da desinformação e a presença de alguns indicadores de alfabetização cientificas, propostos por Norberto (2018), o que denota aprendizagens a respeito de conceitos e habilidades necessárias para compreender como o conhecimento científico é produzido e sua conexão com a política, a economia e a sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.