VALIDANDO UM PRODUTO EDUCACIONAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e11663

Abstract

Exigência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), os produtos derivados de pesquisas a nível de pós-graduação em programas profissionais possuem aspectos e características norteadores, deixando margem para invenção, inovação, criatividade e arte em materializar potenciais investigativos. Objetivo validar por pares, um produto educacional (PE) construído no campo do Ensino, oriundo de pesquisa de doutoramento tematizado pela formação de professores; face às colocações manifestas pelo Programa de Pós-Graduação (PPG). Desdobro em: 1) Apresentar contexto da pesquisa-fonte; 2) Expor os elementos CAPES presentes no PE; 3) Descrever o desenvolvimento do mesmo, com os respectivos conteúdos de cada etapa. Uma breve revisitação aos documentos CAPES abaliza para o leitor a delimitação das exigências. Claramente, o caminho é expositivo-qualitativo e a abordagem é fenomenológica. O protótipo foi aprovado em qualificação da Tese, estando na 4ª. versão do protótipo. A motivação deste trabalho é cumprir critério de validação em segunda instância.

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Author Biographies

Carmen Erica Lima de Campos Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

Técnica em Química (ETFAM). Licenciada em Ciências Biológicas, Doutoranda e Mestra Profissional em Ensino Tecnológico (Linha Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico) (IFAM). Especialista em Psicologia. Especialista em Psicologia Social e Antropologia. Especialista em Filosofia, Ética e Cidadania (FAMEESP).

Amarildo Menezes Gonzaga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Doutor em Educação: Desenvolvimento Curricular (Universidad de Valladolid, 2002). Mestre em Ciências Humanas (Universidade Federal do Amazonas, 1998). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (Universidade Federal do Amazonas, 1995). Licenciado em Letras (Universidade Federal do Amazonas, 1990). Curso Adicional em Estudos Sociais: Habilitação para 5 e 6 séries no Colégio Batista de Parintins (1984). Curso Técnico: Habilitação para o Magistério 1 a 4 série do primeiro grau no Colégio Nossa Senhora do Carmo de Parintins (1983). Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico (PPGET) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) Experiência na docência na Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e Ensino Superior (Licenciatura em Química, Física, Biologia e Matemática). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: processos formativos de professores no ensino tecnológico, autoformação docente e sentidos da autoria na pesquisa narrativa.

Published

2025-03-05

How to Cite

Gonçalves, C. E. L. de C., & Gonzaga, A. M. (2025). VALIDANDO UM PRODUTO EDUCACIONAL. Revista Dynamis, 31(Publicação contínua), e11663. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e11663