FRACIOMIA E O ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES

Autores

  • Cleunice Martins de Siqueira da Silva IFC
  • Gicele Vergine Vieira IFC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11567

Resumo

Esta pesquisa investigou as contribuições do jogo digital Fraciomia para o ensino de operações matemáticas com números fracionários. Com base nos pressupostos da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, foram analisados os aspectos ergonômicos de usabilidade e pedagógicos do jogo. Os resultados da análise ergonômica revelaram que o Fraciomia, apesar de apresentar elementos relevantes para a promoção do aprendizado, apresenta um sistema de feedback essencialmente técnico, não contemplando aspectos didático-pedagógicos. Quanto à análise dos aspectos pedagógicos, os resultados sugeriram uma inter-relação entre a mediação da intencionalidade e da transcendência em contextos digitais (de jogo). Em suma, sugere-se que o jogo Fraciomia pode promover a motivação e o engajamento cognitivo dos aprendizes, contribuindo para a abstração e aplicação dos conceitos matemáticos relacionados às operações com números fracionários. Porém, por apresentar aspectos deficitários em relação à mediação da intencionalidade e da transcendência, sua utilização pode não ser apropriada na ausência de um mediador.

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Biografia do Autor

Cleunice Martins de Siqueira da Silva, IFC

Mestrado em Programa de pós-graduação Strictu Sensu em Educação IFC

Gicele Vergine Vieira, IFC

 

Possui mestrado e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Foi bolsista CNPQ realizando seu estágio de Doutorado PDEE no Georgia Institute of Technology em Atlanta, GA, Estados Unidos. Atualmente conduz pesquisas sobre aspectos cognitivos da produção oral em língua estrangeira (L2), acesso lexical e memória de trabalho em L2. Também tem investigado sobre o ensino e aprendizagem de L2 mediado pelas novas tecnologias.

 

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Publicado

2024-04-26