AVALIAÇÃO DESCRITIVA E LETRAMENTO MATEMÁTICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11449

Resumo

Um ensino voltado para o letramento matemático depende de uma mudança no processo avaliativo, pois de uma maneira geral as práticas pedagógicas em matemática priorizam a linguagem numérica, da mesma forma, a avaliação se restringe ao resultado final, do certo ou errado, sem considerar a trajetória realizada no processo. Diante deste cenário, essa proposta teve como objetivo principal analisar as contribuições de uma prática de avaliação descritiva no desenvolvimento do letramento matemático em estudantes de uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, implementada por meio de uma intervenção. A referida proposta de intervenção apresenta alguns pressupostos da teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Os instrumentos utilizados na coleta de dados envolveram um questionário e documentos que continham a produção escrita dos estudantes: diário matemático, avaliações, autoavaliações, bem como os resultados da roda de conversa no   grupo focal. Os dados coletados foram analisados e interpretados através da análise textual discursiva. De acordo com o resultado das análises, é possível inferir que a avaliação processual, dialógica e descritiva, pensada e desenvolvida neste estudo, contribuiu no acompanhamento da trajetória dos estudantes e na promoção de aprendizagens fundamentais para essa etapa de ensino.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Vasconcelos de Vargas, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUC (2005). Especialista em Gestão Educacional UFSM (2015). Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde  pela UNIPAMPA (2023). Integrante do grupo de pesquisa COMCIÊNCIA. Professora de Matemática da rede municipal de Uruguaiana (40) horas nas escolas: EMEB. Dr. Crespo de Oliveira e EMEB José Francisco Pereira da Silva.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestrando no PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana. Possui formação em Magistério (Curso Normal) de nível médio pelo Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Licenciado em Ciências da Natureza na UNIPAMPA, Campus Uruguaiana. Foi Bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, desenvolvendo atividades que buscam superar o Ensino de Ciências da Natureza, a fim de elucidar o Letramento Científico (2020-2022). Foi premiado com uma bolsa do banco Santander através do edital 235/2020, que selecionou graduandos com excelência em rendimento acadêmico. Desenvolveu o projeto de extensão intitulado: Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza, em conformidade com o edital n° 40/2021, tecendo um curso de extensão sob orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Em 2021 iniciou a participação no grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências - COMCIÊNCIA.

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana-RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019-2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

Downloads

Publicado

2024-04-01