O O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E O ENFOQUE DADO ÀS DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA:

UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Inês Dahmer Stallbaum Universidade Federal Fronteira Sul
  • Fabiane de Andrade Leite Universidade Federal Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11426

Resumo

Este estudo objetiva apresentar compreensões acadêmicas sobre as disciplinas da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT) e reflexões acerca das mudanças curriculares a partir da reforma do Ensino Médio no Brasil. De cunho qualitativo, bibliográfico, do tipo análise de conteúdo, teve como objeto de análise dissertações e teses publicadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, utilizando como descritores: disciplinas, Ensino de Ciências, Ensino Médio e currículo. Analisou-se 44 trabalhos, dos quais, além dos dados do núcleo geral, emergiram três categorias: interdisciplinaridade e contextualização no currículo do EM; proposições às políticas/reformas para o EM; conhecimentos científicos trabalhados nas disciplinas da área de CNT. Os resultados indicam dentre outros, estudos sobre a inserção de novas disciplinas; maior número de pesquisas relacionadas com metodologias de trabalho e análises sobre as orientações curriculares; compreensões docentes quanto ao processo de alteração curricular; novos entendimentos acerca do papel da disciplina escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane de Andrade Leite, Universidade Federal Fronteira Sul

Possui graduação em Ciências - Licenciatura Plena Habilitação em Química pela UNIJUÍ (1998). É especialista em Gestão Educacional pela UNIJUÍ e em Tecnologias em Educação pela PUC / RJ. Possui Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico pela Universidade Regional Integrada - URI - Campus Santo Ângelo (2012) e Doutorado em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ - Campus Ijuí (2016). Possui experiência em docência na educação básica em Ciências e Química. Coordenou subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID - Interdisciplinar e Química. Coordenou subprojeto Interdisciplinar do Programa Residência Pedagógica e atualmente é Coordenadora Institucional do PIBID na UFFS. Realiza estudos e pesquisas na área da educação, principalmente nos seguintes temas: Formação Inicial e Continuada de Professores, Epistemologia, História da Ciência, Metodologias de Ensino, Políticas públicas educacionais e Currículo Escolar. É professora de práticas de Ensino e Estágio Supervisionado nos cursos da área de Ciências da Natureza e professora de Epistemologia e Políticas Públicas no Programa de Pós Graduação no Ensino de Ciências (PPGEC) - Nível Mestrado na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo, membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática GEPECIEM e líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas - GEPPEPPE.

Downloads

Publicado

2024-04-01