DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS:
PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11308Resumo
A pandemia de Covid-19 e um contexto de desinformação fez emergir a importância da divulgação científica no contexto nacional, inclusive na escola. Como consequência, são imprescindíveis reflexões acerca da formação de professores e suas necessidades para estratégias didáticas na educação em ciências. Nesse estudo objetivou-se analisar a percepção de futuros professores acerca da utilização da divulgação científica como ferramenta para os processos de ensino de ciências e biologia e suas necessidades formativas, em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. A pesquisa qualitativa utilizou-se da análise textual discursiva. As categorias finais emergentes foram: a) o que é ciência e porque confiar; b) divulgação científica e os veículos de divulgação; c) divulgação científica como disciplina. Os resultados demonstraram que os futuros docentes reconhecem a importância da divulgação científica e de sua utilização em sala de aula, porém apresentam dificuldades em sua inserção devido às deficiências formativas na formação inicial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.