DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS:

PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Tiago Venturi Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Daiana Aline Katchor Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662024e11308

Resumo

A pandemia de Covid-19 e um contexto de desinformação fez emergir a importância da divulgação científica no contexto nacional, inclusive na escola. Como consequência, são imprescindíveis reflexões acerca da formação de professores e suas necessidades para estratégias didáticas na educação em ciências. Nesse estudo objetivou-se analisar a percepção de futuros professores acerca da utilização da divulgação científica como ferramenta para os processos de ensino de ciências e biologia e suas necessidades formativas, em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. A pesquisa qualitativa utilizou-se da análise textual discursiva. As categorias finais emergentes foram: a) o que é ciência e porque confiar; b) divulgação científica e os veículos de divulgação; c) divulgação científica como disciplina. Os resultados demonstraram que os futuros docentes reconhecem a importância da divulgação científica e de sua utilização em sala de aula, porém apresentam dificuldades em sua inserção devido às deficiências formativas na formação inicial.

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Biografia do Autor

Tiago Venturi, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Educação Científica e Tecnológica. Pesquisas na área de Educação em Saúde, Alfabetização Científica e Ensino de Ciências. Professor do Departamento de Educação, Ensino e Ciências e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas - PPGECEMTE da Universidade Federal do Paraná - UFPR. 

Daiana Aline Katchor, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Paraná - UFPR Setor Palotina.

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Publicado

2024-04-04