A INDISSOCIABILIDADE LINGUAGEM-DESENVOLVIMENTO: QUANDO OS CONTEXTOS SE INTEGRAM

Autores

  • Veronica Freitas Silva PPGEC-UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n2p94-114

Resumo

O contínuo processo de mediação semiótica entre os elementos do meio e os indivíduos estabelece uma relação que amplia os conhecimentos, a partir de um movimento entre a percepção e a linguagem, sistêmico e influenciador do comportamento dos indivíduos. A consciência expressa-se como resultado da atividade humana, fluxo contínuo entre o ambiente interno e o externo, impactado pelo meio onde o indivíduo se encontra. Assim, a aprendizagem parte da consolidação do objeto e objetivo do ensino com as interações sociais, pois, em trocas estabelecidas, locutores e interlocutores integram diferentes “tons” aos discursos a partir da organização do pensamento. Portanto, a linguagem é atividade, reflexo de um trabalho cognitivo. A presente análise enfoca interações formativas do ensino de conceitos submicroscópicos, objetivando compreender a indissocialidade entre a linguagem e a internalização do conhecimento. Resultados sugerem que a linguagem se comporta como mediadora da construção e reconstrução conceitual, despertando processos internos de desenvolvimento, estimulados pelas interações entre os indivíduos e os meios em que se encontram inseridos.

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Publicado

2023-09-27

Como Citar

Silva, V. F. (2023). A INDISSOCIABILIDADE LINGUAGEM-DESENVOLVIMENTO: QUANDO OS CONTEXTOS SE INTEGRAM. Revista Dynamis, 29(2), 94–114. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n2p94-114

Edição

Seção

Artigos