O TEMA EVOLUÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NAS ATAS DOS ENPECS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p109-130

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo principal realizar um levantamento nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs) sobre o tema evolução, a fim de conhecer quais os principais eixos temáticos discutidos, as potencialidades didáticas e os obstáculos enfrentados pelos docentes na educação básica. O caminho metodológico foi estruturado em duas etapas: na primeira, a partir do recorte temporal, priorizando as cinco últimas edições do evento (2011-2019), e após aplicados os critérios de inclusão, foram selecionados 82 artigos. Na segunda etapa, para a análise dos dados, foi empregada a categorização presente em Soares e Silva (2020) e em Bardin (2011). Dentre os resultados encontrados, destacam-se a necessidade de fomentar pesquisas sobre a formação inicial docente e que as concepções dos discentes são carregadas de informações incorretas sobre evolução, além da formação de discurso refratário as teorias evolutivas, em razão das concepções religiosas

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriel de Almeida Silva Nascimento, UERJ

Licenciado em Ciências Biológicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Docente de Ciências, na Secretaria Municipal de Resende, Rio de Janeiro. 

 

Telma Temoteo dos Santos, IFNMG/Docente

Graduada em Ciências Biológicas (UERJ), Mestre e Doutora em Ensino em Biociências e Saúde (IOC-FIOCRUZ)

Docente no Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Docente e orientadora no Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde (IOC-FIOCRUZ)

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Nascimento, A. de A. S., & Santos, T. T. dos. (2023). O TEMA EVOLUÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NAS ATAS DOS ENPECS. Revista Dynamis, 29(1), 109–130. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p109-130

Edição

Seção

Artigos