O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ESTATÍSTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 9º ANO

Autores

  • Ingridh Fernandes Beliato Universidade Estadual do Norte do Paraná - Cornélio Procópio (UENP-CP)
  • Rudolph Santos Gomes Pereira Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
  • Willian Damin Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p179-191

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma investigação sobre o desenvolvimento das competências estatísticas por meio de uma atividade com o suporte do software GeoGebra. Participaram da pesquisa 14 alunos do 9º ano no Ensino Fundamental de um colégio da rede particular de ensino de uma cidade no norte do estado do Paraná, Brasil. A atividade contemplou os conteúdos de população e amostra, de medidas de tendência central (média e moda), e a interpretação e análise de dados dispostos em texto e tabela. Foram analisados os registros das atividades realizadas pelos alunos no GeoGebra e as impressas, além das anotações do diário de bordo da pesquisadora. Os dados foram analisados qualitativamente, de modo interpretativo, tendo observado que no início da atividade os alunos apresentaram desconhecer esses conteúdos, mas ao final da atividade e com o as reflexões realizadas em aula, desenvolveram características das competências estatísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingridh Fernandes Beliato, Universidade Estadual do Norte do Paraná - Cornélio Procópio (UENP-CP)

Mestra em Ensino (UENP)

Graduada em Matemática (UTFPR)
Docente Licenciatura em Matemática (UENP)

Rudolph Santos Gomes Pereira, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutor em Educação (UNESP)

Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR)

Licenciado em Ciências e Matemática (FAFICOP)

Colegiado de Matemática

Willian Damin, Universidade Federal do Pampa

Doutor e Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia

Licenciado em Matemática (UENP)

Docente Licenciatura em Matemática (UNIPAMPA)

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Fernandes Beliato, I., Santos Gomes Pereira, R., & Damin, W. (2023). O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ESTATÍSTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 9º ANO. Revista Dynamis, 29(1), 179–191. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p179-191

Edição

Seção

Artigos