EXPERIÊNCIAS DOS DISCENTES DA LICENCIATURA EM FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO BRASIL COM RELAÇÃO AO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p192-206

Resumo

O objetivo de esta pesquisa foi descrever a experiência dos discentes da licenciatura em Física no ensino remoto emergencial em um curso de graduação de uma universidade pública do brasil em decorrência da Covid-19. Trata-se de um relato de experiência nesse processo de ensino remoto emergencial, após as medidas de afastamento social em consequência da pandemia. Como metodologia se utilizo questionário com 10 (dez) questões utilizando Google forms para obter informação e opinião da maioria dos alunos do curso. Como resultados das experiências com o ensino remoto perpassou pela capacitação e acompanhamento dos docentes e discentes quanto o uso de ferramentas virtuais, bem como pela necessidade de readequação das estratégias de ensino, utilização de diversas ferramentas de tecnologias digitais para propor possíveis produtos que compuseram atividades educacionais, essa mudança drástica para o ensino remoto não foi processo fácil nem para os professores nem para os alunos. Encarar esses processos que para alguns pode ter sido tranquilo com relação ao uso de tecnologias, mas se encontram grandes dificuldades em outros. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richar Nicolas Duran Andrades, Univesidade Tecnologica Federal do Paraná

Doutorando em Ensino de Ciências e Tecnologia pela Universidade Tecnologica Federal do Paraná. Licenciado em Física e Matemática pela Universidade de Los Andes (ULA) Venezuela, Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Estadual de Ponta Grossa UEPG Paraná. Bolsista CAPES. Especialista em Ensino Básico em Educação Superior pela ULA. Pesquisador ativo do Centro Regional de Pesquisa em Ensino de Ciência e Filosofia na ULA Núcleo Trujillo. Venezuela.

Silvio Luiz Rutz da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa UEPG Paraná Brasil

Graduado em Ciências Química pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 1987. Concluiu o Mestrado em Engenharia de Materiais na Universidade Federal de São Carlos, em 1993, e o Doutorado em Ciências dos Materiais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2001. Atualmente, é Professor no Departamento de Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atua na Área de Materiais, com ênfase em propriedades mecânicas e tribológicas de superfícies modificadas por feixe de íons e ou imersão em plasma. Desenvolve atividades de Extensão que envolvem Divulgação Científica. Participa do Núcleo Extensionista Rondon da UEPG. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Polo UEPG do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (Atual Coordenador) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPG, nos quais desenvolve pesquisas relacionadas a: sequências didáticas; Metodologias de ensino ativas; Aplicações de teorias de aprendizagem; Tecnologias e ensino de física.

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Duran Andrades, R. N., & Rutz da Silva, S. L. (2023). EXPERIÊNCIAS DOS DISCENTES DA LICENCIATURA EM FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO BRASIL COM RELAÇÃO AO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19. Revista Dynamis, 29(1), 192–206. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p192-206

Edição

Seção

Artigos