REFLEXÕES DOS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA DISCUSSÃO À LUZ DA ANÁLISE SWOT

Autores

  • Josefa Edivoneide Andrade dos Santos Universidade de São Paulo
  • Carlos Yujiro Shigue Universidade de São Paulo (USP), Lorena, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p35-49

Resumo

RESUMO

A Educação reinventou-se com o advento da Covid-19, adotando um modelo emergencial online onde professores, alunos e famílias vivenciaram esta adversidade. A pergunta norteadora desta pesquisa foi: os professores da Educação Infantil sentiram-se preparados para transpor metodologias e práticas das aulas presenciais para o ensino remoto? Este trabalho objetivou investigar as vitórias e desafios enfrentados durante a pandemia pelos professores da Educação Infantil. Foi aplicado um questionário online com questões abertas e fechadas, sendo analisadas à luz da análise da Matriz SWOT(stregths,weaknesses, opportunities, threats),onde verificou-se as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças das duas escolas neste contexto pandêmico.Os sujeitos da pesquisa foram dez professores da Educação Infantil de duas escolas públicas: uma na zona rural e outra na zona urbana no interior de Pernambuco. Os resultados obtidos evidenciaram que foi possível redimensionar a prática pedagógica no modelo online.

Palavras-chave: Educação Infantil. Análise SWOT. Planejamento estratégico. Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josefa Edivoneide Andrade dos Santos, Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Letras pela Faculdade de Formação dos Professores de Serra Talhada-FAFOPST (2002) .Especialização em Psicopedagogia - Faculdades Integradas de Patos-FIP,(2008). Mestrado em Projetos Educacionais de Ciências pela Universidade de São Paulo(USP). Ocupou o cargo de Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Carnaíba-PE, também atuou como Gestora Escolar. Atuou como Professora de Português e Literatura no Ensino Médio da Escola Joaquim Mendes da Silva e professora do Ensino Fundamental I na Escola Cônego Luiz Gonzaga Vieira de Melo,Carnaíba-PE. Trabalhou por (09)nove anos como Psicopedagoga Institucional com atendimentos psicopedagógicos, capacitações para professores e atendimentos à crianças com Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem no Instituto Canção Nova em Cachoeira Paulista -SP. Sua experiência na Educação totaliza (20)vinte anos.

Carlos Yujiro Shigue, Universidade de São Paulo (USP), Lorena, São Paulo, Brasil

Mestrado em Física. Doutorado na Escola Politécnica da USP. Atualmente tenho me dedicado a este Programa de Pós-graduação, como orientador e membro da Comissão de Coordenação de Programa (CCP). Em função dessas atividades acadêmicas, venho realizando trabalhos de pesquisa, ensino, extensão e empreendedorismo buscando integrar sob o tema da inovação no ensino básico e superior a utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem e de aprendizagem baseada em projetos, tanto em nível de pós-graduação quanto de graduação, por meio de parcerias com escolas de ensino fundamental e médio de Lorena e região.

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Andrade dos Santos, J. E., & Shigue, C. Y. (2023). REFLEXÕES DOS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA DISCUSSÃO À LUZ DA ANÁLISE SWOT. Revista Dynamis, 29(1), 35–49. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p35-49

Edição

Seção

Artigos