ENSINO TECNOLÓGICO EM PERSPECTIVA E A COMPREENSÃO ANTROPOLÓGICA DE TECNOLOGIA E TÉCNICA

Autores

  • Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).
  • Amarildo Menezes Gonzaga, Prof. Dr. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas http://orcid.org/0000-0002-6082-3370

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p209-230

Resumo

Refletimos, a partir de pesquisa bibliográfica filosófico-pedagógica, o que é Ensino Tecnológico (ET). Expomos os elementos Ensino, Aprendizagem, Educação, Técnica, Tecnologia, como seus constituintes, interrelacionados, com futuro incerto, exceto se os olhamos através do tempo e decidirmos para onde queremos ir como sociedade cientifizada. Concluímos que o momento é de nos posicionarmos e assumirmos identidade própria a fim de ensinar nossos alunos para uma formação holística, um futuro democrático e consciente entre sociedade e habitat, ou se desviamos da essência pedagógica para mirar apenas na Técnica e na Tecnologia, perdendo de vista o humano. Defendemos que Tecnologia é o desenvolvimento da capacidade simbólica do homem, manifesta pela materialização da forma sobre a substância (produções técnicas) e que consciente disso, o humano manifesta-se culturalmente ou, irrefletido, é mero veículo de sua obra. Vemos na alfabetização científica um percurso viável para efetuar essa compreensão de ET.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Érica Lima de Campos Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).

Técnica em Química pela Escola Técnica Federal do Amazonas.

Licenciada em Ciências Biológicas, Doutoranda e Mestra Profissional em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, pela linha Processos Formativos de Professores no Ensino Tecnológico.

Especialista em Psicologia. Especialista em Psicologia Social e Antropologia pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP).

Amarildo Menezes Gonzaga, Prof. Dr., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Professor Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no IFAM. Docente Titular no Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico (PPGET). Doutor em Educação (Currículo e Desenvolvimento - Universidad de Valladolid). Mestre em Ciências Humanas; Especialista em Metodologia do Ensino Superior; Licenciado em Letras.

Downloads

Publicado

2022-03-30

Como Citar

Gonçalves, C. Érica L. de C., & Gonzaga, A. M. (2022). ENSINO TECNOLÓGICO EM PERSPECTIVA E A COMPREENSÃO ANTROPOLÓGICA DE TECNOLOGIA E TÉCNICA. Revista Dynamis, 28(1), 209–230. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p209-230

Edição

Seção

Artigos