REVISÃO DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO SOB A ÓTICA DA TAS: PROBLEMÁTICAS EMERGENTES A PARTIR DE EVENTOS BRASILEIROS DE ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p231-251Palavras-chave:
Ensino de Física, Eventos, Dificuldades e desafios, Física Moderna e Contemporânea, Teoria da Aprendizagem SignificativaResumo
Essa pesquisa apresenta o resultado de uma revisão de literatura relacionado ao ensino de Física Moderna e Contemporânea (FMC) desenvolvida a partir de dois eventos brasileiros de ensino de física: Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) e Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF). Nesse sentido, com a constituição do corpus de pesquisa, a partir da técnica de Análise de Conteúdo AC), chegou-se a duas categorias que são discutidas a partir do referencial da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Através das categorias emergentes foi possível identificar e compreender algumas das principais dificuldades e desafios enfrentados pelos professores ao se trabalhar com a temática de FMC no contexto do ensino médio, sendo elas: dificuldades com operações matemáticas; falta de empenho e motivação; falta de estrutura adequada para o desenvolvimento de atividades experimentais; carga horária reduzida da disciplina de Física no Ensino Médio; deficiência na formação de professores. A partir deste quadro será apresentada uma análise com relação a essas problemáticas e suas implicações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.