MODELAGEM MATEMATICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MAPEAMENTO DE TRABALHOS DO XI CNMEM

Autores

  • Girlane da Silva dos Santos Secretaria do Estado da Bahia.
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p92-106

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação Continuada, Processos Educativos.

Resumo

Este objetiva analisar os trabalhos sobre Modelagem Matemática e Formação de Professores nos anais da XI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática – XI CNMEM, de forma a perceber como as discussões relacionadas a esta temática vem sendo apresentadas nesse evento. A pesquisa é qualitativa, e corpus de análise são sete artigos, selecionados nos anais da Conferência, analisados mediantes as categorias definidas a priori: a) objetivo das pesquisas; b) metodologia das pesquisas; c) as bases teóricas; e d) resultados das pesquisas. Os resultados monstraram a existência de diferentes concepções da Modelagem Matemática, as quais possibilitam que os profissionais as utilizem com abordagens distintas. Com isso, percebeu-se a importância de fomentar cursos de formação continuada para docentes, bem como propiciar novos mecanismos que auxiliem no processo de ensino e de aprendizagem, instigando o professor a (re)pensar sobre sua prática educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Girlane da Silva dos Santos, Secretaria do Estado da Bahia.

Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Licenciada em Matemática

Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Professora Adjunta de ensino de Matemática na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Downloads

Publicado

2022-03-30

Como Citar

Santos, G. da S. dos, & Madruga, Z. E. de F. (2022). MODELAGEM MATEMATICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: MAPEAMENTO DE TRABALHOS DO XI CNMEM. Revista Dynamis, 28(1), 92–106. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2022v28n1p92-106

Edição

Seção

Artigos