Desenvolvimento socioeconômico no oeste do Paraná no início do século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2020v8n3p129-148

Palavras-chave:

Capital humano, desenvolvimento socioeconômico, educação, oeste do Paraná.

Resumo

Há consenso na literatura sobre as contribuições da educação, via formação de capital humano, para o desenvolvimento de uma localidade. A educação proporciona o desenvolvimento de habilidades e competências que auxiliam no processo de tomada de decisão em atividades cotidianas. Ela contribui com o desenvolvimento de ações que resultam em inovações e na agregação de valor, além de possibilitar melhores oportunidades laborais às pessoas. O objetivo deste trabalho é propor (e analisar) o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico para a região Oeste do Paraná, considerando os anos de 2000 e 2010. A metodologia utilizada foi a Análise Fatorial Exploratória e a Análise de Clusters. Os resultados mostraram que as variáveis utilizadas formaram dois fatores que, juntos, explicam 90,42% de variância das variáveis. A Análise de Cluster mostrou que em 2000 os municípios estavam agrupados em três clusters: baixo, médio e alto desenvolvimento. Já em 2010 formaram-se dois clusters: médio e alto desenvolvimento. Isto indica melhora em relação à análise geral da região. O município de Diamante do Sul não se agrupou a nenhum cluster por possuir baixo desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Josineide Aquino da Silva Amaral, Universidade do Oeste do Paraná

Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócios

Luciana Virginia Mario Bernardo, Universidade do Oeste do Paraná

Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócios

Ricardo Rippel, Universidade do Oeste do Paraná

Professor Doutor do Programa de Pós-Gradruação em  Desenvolvimento Regional e Agronegócios

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Publicado

2020-10-23

Como Citar

Amaral, J. A. da S., Bernardo, L. V. M., & Rippel, R. (2020). Desenvolvimento socioeconômico no oeste do Paraná no início do século XXI. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 8(3), 129–148. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2020v8n3p129-148

Edição

Seção

Artigos