Sustentabilidade e desenvolvimento em uma área de fronteira: uma aplicação do Barômetro da Sustentabilidade no Oeste do Paraná

Autores

  • Flavia Hachmann Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Ricardo Rippel Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/2317-5443.2015v3n1p127-156

Palavras-chave:

Barômetro da Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável, meio ambiente, Paraná.

Resumo

Em virtude dos efeitos degradantes ao meio ambiente, decorrentes do crescimento econômico e do elevado padrão de consumo, fomentaram-se discussões acerca do Desenvolvimento Sustentável nas últimas décadas pela sociedade, como forma de garantir a qualidade de vida desta e das futuras gerações através da gestão adequada dos recursos naturais. Assim sendo, a pesquisa teve como objetivo geral analisar o Desenvolvimento Sustentável da Mesorregião Oeste do Paraná, em comparação com o restante deste Estado, para os anos de 2000 e 2010, avaliando o Bem-Estar do Sistema Humano e o Bem-Estar do Sistema Ambiental da região, através de um levantamento de dados e a utilização da ferramenta Barômetro da Sustentabilidade. O método de pesquisa utilizado foi o quantitativo-qualitativo, na medida em que foram empregadas técnicas para análise, decomposição, agregação e discussão dos dados. Além disso, em seus aspectos metodológicos, a pesquisa tem característica exploratória e documental. Os resultados demonstraram que a Mesorregião Oeste do Paraná classificou-se, no ano de 2000, como Quase Insustentável, e, em 2010, como Insustentável.

Código JEL | O18; Q01; Q56.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Hachmann, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Professora do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Luterana Rui Barbosa – FALURB.

Ricardo Rippel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Professor Adjunto do Colegiado do Curso de Ciências Econômicas e do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Líder e Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Agronegócio e Desenvolvimento Regional (GEPEC) da UNIOESTE.

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

Hachmann, F., & Rippel, R. (2015). Sustentabilidade e desenvolvimento em uma área de fronteira: uma aplicação do Barômetro da Sustentabilidade no Oeste do Paraná. Revista Brasileira De Desenvolvimento Regional, 3(1), 127–156. https://doi.org/10.7867/2317-5443.2015v3n1p127-156

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)